Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições para o ProUni 2020/1 já podem ser feitas

Inscrições para o ProUni 2020/1 já podem ser feitas

Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes que fizeram o Enem 2019

Publicado por Silvia Tancredi
29/01/2020 07h27 , atualizado em 29/01/2020 12h43

O Ministério da Educação (MEC) já abriu as inscrições para a primeira edição de 2020 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo foi prorrogado e será finalizado agora no dia 1º de fevereiro.

Inscreva-se ProUni 2020/1

O programa, que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino. A quantidade de vagas para esta edição é de 251.139.

Consulte as bolsas aqui!

No momento da inscrição, é necessário que o estudante tenha feito o Enem 2019, pois a seleção será por meio dessas notas. É preciso ter, no mínimo, média de 450 nas provas. 

As inscrições do ProUni 2020/1 estavam previstas de terem iniciado ontem, dia 28. Porém, com a suspensão da divulgação do resultado do SiSU 2020/1 pela Justiça Federal, ela também ficaram suspensas. Com a autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na tarde de terça-feira (28), o resultado do SiSU 2020/1 foi liberado.

A divulgação do resultado do SiSU ficou suspensa pela Justiça Federal até que fossem comprovada a correção do erro das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, apontadas por alguns estudantes logo após a divulgação do resultad, no último dia 17.

No dia 18 seguinte à divulgação do resultado do Enem, o Inep confirmou o erro mas afirmou que as medidas para solucionar já estariam sendo tomadas e que nenhum candidato sairia prejudicado.

Já no dia 20, o ministério divulgou que as notas de cerca de 6 mil estudanteso que representa 0,15% do total de presentes - 3,9 milhões - a maioria de quatro cidades da Bahia e Minas Gerais - tinham apresentado problemas, mas que elas já tinham sido corrigidas e podiam ser consultadas no site do Enem

Devido as polêmicas envolvendo as notas erradas do Enem 2019, o prazo de inscrições do SiSU 2020/1 acabou sendo estendido de 21 a 24 de janeiro para 21 a 26 do mesmo mês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No sábado, dia 25, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) pediu a suspensão da divulgação do resultado do SiSU devido aos problemas com as notas do Exame.  A Advocacia Geral da União (AGU), representando o MEC, entrou com recurso, mas a decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) no domingo (26). Contudo, o prazo de inscrições não seria alterado.

A AGU decidiu, então, recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Bolsas

Os candidatos podem obter bolsas integrais ou parciais (50%). Para isso, é necessário comprovar os seguintes dados:

    • Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
    • Bolsa parcial: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Quem pode inscrever no ProUni?

Somente podem se inscrever no ProUni 2020/1 candidatos que se enquadram em uma das seguintes situações:

    • Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.
    • Estudantes com deficiência
    • Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Resultado

A previsão é que o resultado do ProUni 2020/1 saia no dia 4 de fevereiro. Os selecionados deverão  comprovar as informações nas instituições de oferta da bolsa de estudos entre os dias 4 e 11 de fevereiro. 

A segunda chamada deve ser liberada no dia 18 de fevereiro. Nesse caso, as informações precisam ser comprovadas de 18 a 28 de fevereiro. 

Para mais informações, acesse o site do ProUni.

Veja também

IFRO prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020/2
Interessados em concorrer a mais de 2,1 mil vagas gratuitas precisam ter feito Enem entre 2009 e 2019

Confira resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina da Unifacs (BA)
Selecionados para as 70 vagas devem fazer registro acadêmico até a próxima sexta-feira, 5 de junho

UFLA (MG) adia PAS 2020 e anuncia algumas mudanças
Outra decisão que altera o calendário do PAS é o fato de a UFLA ter identificado a necessidade de reestruturar o o seu Processo Seriado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São Paulo: Unisa está com inscrições abertas para Vestibular 2020/2 de Medicina
Interessados nas 58 vagas devem fazer provas no dia 12 de julho. Resultado está previsto para sair no final desse mês.

Coronavírus: Vestibular da UEM será aplicado em 2021 por conta da pandemia
O Vestibular de Inverno 2020 está suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Provas devem acontecer em fevereiro de 2021.

IFSuldeMinas inscreve para Vestibular 2020/2 via Enem
A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.

Enem 2020: Inep estende prazo para pagamento da taxa de inscrição
O Instituto anunciou também que aqueles participantes que não fizeram o pagamento da taxa deverão acessar a Página do Participante a partir desta quarta e emitir novo boleto, já que os emitidos anteriormente perderam a validade. 

PUCPR recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
A PUCPR não aplicará provas para o Vestibular 2020/2 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As opções de ingresso na instituição mudam de acordo com o curso escolhido.

Enem 2020: pedidos para tratamento por nome social podem ser feitos
Pessoas que querem ser reconhecidas socialmente pela sua identidade de gênero podem fazer solicitação até próxima sexta-feira (29)

Cederj solta resultado do Vestibular 2020/2 via Enem
Os selecionados deverão realizar matrículas no próximo mês, nos dias 20 e 21 de julho, das 13h às 20h, nos polos do Cederj.

PUCRS recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020 via Enem até este domingo (31)
A taxa é de R$ 30 para os que concorrerem pela prova e de R$ 20 para quem optar pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UPF recebe inscrições do Vestibular de Inverno 2020
Candidatos poderão optar por utilizar as provas do Enem ou realizar provas on-line. Para o curso de Medicina, a seleção se dará exclusivamente pela nota da prova do Enem.