O Ministério da Educação (MEC) não abrirá o período de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020/1, previsto para hoje, 28 de janeiro, até que o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1 seja liberado.
A divulgação do resultado do SiSU continua suspensa pela Justiça Federal até que sejam comprovadas a correção do erro das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Apesar das inscrições do ProUni 2020/1 estarem suspensas, já está disponível a consulta as bolsas. O programa oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino. A quantidade de vagas para esta edição é de 251.139 bolsas.
Os candidatos podem obter bolsas integrais ou parciais (50%). Para isso, é necessário comprovar os seguintes dados:
• Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
• Bolsa parcial: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
Quem pode inscrever no ProUni?
Somente podem se inscrever no ProUni 2020/1 candidatos que se enquadram em uma das seguintes situações:
• Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.
• Estudantes com deficiência
• Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
Resultado
A previsão é que o resultado do ProUni 2020/1 saia no dia 04 de fevereiro. Os selecionados deverão comprovar as informações nas instituições de oferta da bolsa de estudos entre os dias 04 e 11 de fevereiro.
A segunda chamada deve ser liberada no dia 18 de fevereiro. Nesse caso, as informações precisam ser comprovadas de 18 a 28 de fevereiro.
Para mais informações, acesse o site do ProUni.