UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições para os Vestibulares 2018 da UFOPA são recebidas

Inscrições para os Vestibulares 2018 da UFOPA são recebidas

Interessados em participar do PSR 2018, PSEI ou PSEQ devem se cadastrar a partir de hoje, gratuitamente.

Publicado por Érica Caetano
29/01/2018 13h14

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) recebe a partir de hoje, 29 de janeiro, as inscrições para o seu Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) 2018. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 18 de fevereiro, de forma gratuita.

Inscreva-se agora no PSR

O PSR 2018 está oferecendo 1.325 vagas, sendo 1.069 vagas para os cursos do Campus de Santarém, 32 vagas para o curso do Campus de Alenquer, 32 vagas para o curso do Campus de Monte Alegre, 64 vagas para os cursos do Campus de Oriximiná, 32 vagas para o curso do Campus de Itaituba, 64 vagas para os cursos do Campus de Juruti e 32 vagas para o curso do Campus de Óbidos, conforme detalhamento no Anexo II deste Edital.

O preenchimento das vagas utilizará como critério as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2016 ou 2017, considerando o Enem de maior nota, inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais.

Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que tenha obtido pontuação inferior a 450 pontos na redação da prova do Enem utilizada ou ainda pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400.

Resultado

A divulgação da primeira chamada está prevista para até 23 de fevereiro. Já as matrículas estão previstas de serem iniciadas a partir do dia 05 de março. Os candidatos não selecionados em primeira chamada, e que desejem continuar concorrendo às vagas remanescentes para os cursos ofertados na sede, devem necessariamente manifestar interesse nas chamadas posteriores, quando houver, no site da UFOPA. 

Outros detalhes podem ser visualizados no Edital do PSR.

PSEI

Também gratuitas e iniciadas hoje, as inscrições para o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) serão recebidas até 19 de fevereiro. O PSEI está ofertando 93 vagas para os cursos de graduação, sendo 61 vagas para Santarém e 32 vagas nos campi fora da sede.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inscreva-se!

Os candidatos poderão realizar a prova do PSE Indígena em qualquer um desses municípios, devendo indicar no ato de inscrição o local de realização de prova. 

O PSE Indígena será composto por duas etapas: prova de redação em Língua Portuguesa, a ser realizada no dia 11 de março, nos campi da UFOPA e em Jacareacanga> Já a entrevista está prevista de ocorrer no período de 02 a 10 de abril. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota inferior a seis na redação ou na entrevista.

O resultado final do PSEI 2018 deverá ser divulgado no dia 25 de abril e os aprovados deverão ficar atentos para o prazo de cadastro acadêmico, que será de 30 de abril a 02 de maio. Mais detalhes no Edital do PSEI.

PSEQ

Outro Vestibular com prazo de inscrições iniciado é o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ). Os cadastros serão recebidos até 19 de fevereiro e estão sendo ofertadas para estes candidatos 93 vagas nos cursos de graduação, sendo 61 vagas para a sede e 32 vagas nos campi da instituição. 

Faça sua inscrição!

No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar sua primeira opção de curso; e poderá ainda indicar mais três opções, dentre os cursos oferecidos no processo seletivo. Além disso, também é preciso anexar ao formulário os documentos que comprove sua condição quilombola.

As provas do PSEQ serão realizadas no dia 11 de março, nos campi Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Os inscritos passarão por prova objetiva e discursiva. Estará automaticamente eliminado da seleção o candidato que obtiver nota inferior a seis pontos.

O resultado estará disponível em 04 de abril, com matrículas entre os dias 10 a 13 seguintes. Mais detalhes no Edital do PSEQ.

Veja também

Resultado da isenção do PAES 2026 da UEMA é liberado
O resultado definitivo das isenções de taxa no PAES 2026 da UEMA serão publicados no dia 23 de junho.
Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada 2025 abre inscrição gratuita para estudantes de Goiás
Alunos de escolas públicas e particulares de Goiás que participarem da Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada concorrerão a prêmios em dinheiro
Unicamp 2026: pedidos de isenção de taxa são prorrogados
Agora, candidatos podem pedir benefícío até a próxima sexta-feira, 13 de junho
UFPR prorroga inscrição do Vestibular 2026
Agora, estudantes podem se cadastrar até o dia 20 de junho
Quando sai o resultado da OBMEP 2025?
A 20ª edição da olimpíada de matemática é realizada em mais de 57 mil escolas de todo país.
Liga de Matemática 2025 começa hoje (10)
Com formato dinâmico, a Liga de Matemática 2025 é uma olimpíada de conhecimento com uma estrutura diferente das demais.
UFTM abre inscrições para Vestibular via Enem 2025/2
Os candidatos também podem entrar com solicitação da isenção da taxa de inscrição a partir de hoje (10).
Obmep Mirim 2025 encerra inscrição para competição de Matemática nesta terça (10)
Estudantes do 2º ao 5º do ensino fundamental participam da Olimpíada Mirim de Matemática 2025
Vestibulinho 2025/2: Etec (SP) prorroga inscrição para mais de 36 mil vagas em cursos técnicos
Provas do Vestibulinho 2025/2 da Escola Técnica Estadual de São Paulo acontecem em 6 de julho
Inscrição do Enem 2025 é prorrogada
Há novas datas para pagar taxa de inscrição e solicitar atendimento especializado no Enem 2025.
Gabarito do 1º exame do vestibular 2026 da UERJ é publicado
Confira as respostas da prova do 1º exame de qualificação do vestibular 2026 da UERJ.
Minas Gerais: inscrições do Vestibular 2025/2 via Enem da UFSJ encerram hoje (09)
São ofertadas 640 vagas de cursos de graduação para ingresso no segundo semestre letivo do ano.