O Ministério da Educação (MEC) vai receber entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017 as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) 2017/1. As informações constam no edital do programa, publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta quinta-feira, dia 26 de janeiro.
Confira o Edital do ProUni 2017/1
Podem se inscrever candidatos que não possuam diploma de nível superior e tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016, com nota mínima de 450 pontos na média dos cinco testes objetivos, sem ter zerado a prova de redação. Além disso, é preciso comprovar pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede pública de ensino;
- Ter estudado o ensino médio completo em instituições da rede privada de ensino como bolsista integral da própria escola;
- Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.
Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já as bolsas parciais podem ser solicitadas por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos.
Inscrição
Para participar os estudantes deverão informar o número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016. Poderão ser indicadas até duas opções de cursos, em ordem de preferência.
Veja como se inscrever no ProUni
Segundo o edital, a primeira chamada deve ser divulgada no dia 6 de fevereiro de 2017 e a segunda no dia 20 seguinte. Os aprovados na primeira lista devem comparecer à instituição para a qual foi chamada entre os dias 6 e 13 de fevereiro para comprovar as informações prestadas. No caso da segunda chamada, o prazo é entre os dias 20 e 24 do mesmo mês.
Lista de espera
Aqueles que não forem selecionados poderão ainda se inscrever na lista de espera, nos dias 7 e 8 de março. A listagem estará disponível para as instituições no dia 10 de março. As universidades participantes poderão fazer chamadas, em seus sites. Elas também poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.