O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a forma de ingresso no Programa Universidade Para Todos (ProUni).
Para conseguir uma das bolsas oferecidas pelo ProUni o candidato precisa obrigatoriamente ter feito o Enem em até duas edições anteriores ao exame.
No ProUni de 2023, por exemplo, os candidatos precisaram terem participado do Enem em 2021 ou 2022.
Tópicos deste artigo
Relação Enem e ProUni
Além da participação obrigatória no Enem, é preciso que os candidatos se enquadrem em outros requisitos.
Por exemplo, é preciso ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas cinco provas (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação), sem ter zerado a redação.
Quem pode participar do ProUni
Todas as pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública ou particular, com ou sem bolsa de estudo, podem participar do ProUni. No entanto, há requisitos de renda para concorrer às bolsas.
-
Bolsas integrais: estudantes que têm renda bruta familiar inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa e que comprovem essa condição
-
Bolsas parciais (50%): pessoas que têm renda bruta familiar inferior a três salários-mínimos por pessoa e que comprovem essa condição
Estão dispensados de comprovar renda somente os professores da rede pública na educação básica, no exercício da docência e constituindo o quadro de pessoal definitivo, que queiram concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.
Como se inscrever no ProUni
As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, no começo e no final do primeiro semestre. Todo o processo é gratuito e acontece pela internet.
No ato de inscrição, o candidato deve escolher em qual modalidade pretende concorrer:
-
ampla concorrência
-
ações afirmativas - cotas para autodeclarados indígenas, pardos ou pretos
-
ações afirmativas - cotas para pessoas com deficiência (PcD)
Confira video sobre o ProUni 2023