O Programa Universidade para Todos (ProUni) 2013/2 encerrou às 23h59 de ontem, 27 de junho, o seu período de inscrições. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) divulgados no final da manhã de hoje, dia 28, se inscreveram para o Programa 436.941 candidatos. O número total de inscrições foi de 844.864, considerando que cada concorrente pôde optar por até duas opções de cursos.
Para esta edição de meio de ano, foram oferecidas 90.045 bolsas. Desse total, 55.693 são integrais e 34.352 parciais (50% do valor da mensalidade da instituição privada).
Puderam se inscrever estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e tiveram no mínimo 450 pontos na média da prova e não zeraram redação, além de terem estudado durante todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou na rede particular através de bolsa de estudos integral.
Aqueles com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017) terão bolsas integrais concedidas. Candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034) terão o benefício de bolsas parciais de 50%.
Pessoas deficientes e professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem se inscrever no programa.
ProUni 2013/2
A primeira convocação será divulgada neste domingo, 30 de junho. O prazo para apresentação na instituição de ensino bem como de confirmação das informações preenchidas na inscrição é de 1º a 08 de julho. A segunda chamada está prevista para o dia 16 seguinte com comprovação dos dados entre 16 e 22 do mesmo mês.
Interessados na lista de espera poderão se inscrever entre os dias 26 e 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consultas das instituições em 1º de agosto.
No dia seguinte, dia 02, será realizada a primeira chamada. O selecionado terá até o dia 07 do mesmo mês para comprovar os dados, apresentar os documentos e efetuar o registro acadêmico. A outra convocação ocorrerá no dia 12 de agosto. O prazo para aferição dos documentos e efetivação da matrícula vai até o dia 15 seguinte. As instituições poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.