Está previsto para hoje, 30 de junho, o resultado da 1ª chamada da segunda edição deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2013/2. O Ministério da Educação (MEC) não divulgou um horário específico para a liberação do resultado, mas ele será disponibilizado através do site do Programa.
As inscrições para o ProUni 2013/2 puderam ser feitas de 21 a 27 de junho para as 90.045 bolsas de estudos ofertadas, sendo 55.693 integrais e 34.352 parciais. O programa recebeu nesta edição 844.864 inscrições feitas 436.941 estudantes. Esta diferença entre o número de inscritos e inscrições se dá pela possibilidade do interessado se inscrever em até duas opções de cursos.
Os convocados devem confirmar os dados apresentados no ato da inscrição entre amanhã, dia 1º até o próximo dia 08, junto às instituições em que foram selecionados, de acordo o local e horário definidos por elas.
Cronograma
No dia 16 de julho uma segunda chamada será divulgada. A confirmação das informações deve acontecer até o dia 22 seguinte. Os candidatos que não forem convocados em nenhuma dessas chamadas ou que foram pré-selecionados para cursos que não tiveram turmas formadas, podem se inscrever na lista de espera.
Entre os dias 26 e 29 de julho devem acontecer às inscrições. Essa lista também terá duas convocações, sendo uma no dia 02 de agosto, com confirmações de dados até o dia 07 seguinte, e a outra em 12 de agosto, com prazo de aferição dos documentos até o dia 15. Caso ainda restem bolsas remanescentes, as instituições de ensino é que farão as demais convocações, através de seus sites.
Puderam participar do ProUni 2013/2 somente estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas, sem zerar a redação. A média exigida até ano passado era de 400 pontos.
Pessoas deficientes e professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem se inscrever.
Estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017) terão bolsas integrais concedidas. Já aqueles candidatos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034) terão o benefício de bolsas parciais de 50%. Professores de escolas públicas são os únicos que não precisam comprovar renda.
O ProUni foi criado em 2005 e oferece bolsas de estudos em cursos superiores e sequenciais de formação específica. Aqueles candidatos que forem contemplados com bolsas parciais podem recorrer também ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), não havendo necessidade de apresentar fiador.