Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, também utilizará o Enem como forma de ingresso

Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, também utilizará o Enem como forma de ingresso

Agora, são seis instituições de ensino superior em Portugal utilizando o Enem

Publicado por Érica Caetano
28/08/2015 10h01 , atualizado em 28/08/2015 10h11

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, 27 de agosto, o convênio interinstitucional firmado com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, para a utilização do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para estudantes brasileiros. O convênio foi firmado no último dia 26.

Além do IPP, outras instituições de ensino superior portuguesas vêm aderindo ao Exame desde 2014. Até o momento, também utilizam o resultado do Enem a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Algarve (Ualg), Beira Interior (UBI), o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

Saiba mais sobre estudar em Portugal com o Enem

Com unidades nas cidades do Porto, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Felgueiras, o IPP conta com uma comunidade acadêmica de mais de 18.500 estudantes. Os universitários estão distribuídos por sete institutos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São ministrados cursos superiores nas áreas do conhecimento de Engenharia, Contabilidade e Administração, Gerenciamento, Turismo e Hospedagem, Estudos Industriais, Tecnologia, Educação, Música e Artes Performáticas e Ciências da Saúde. De acordo com Carlos Ramos, vice-presidente do IPP, já há cerca de 300 estudantes brasileiros matriculados na instituição.

O IPP dará início ao seu Processo Seletivo a partir de setembro, por meio do seu endereço eletrônico. Os alunos brasileiros selecionados terão que realizar o pagamento de uma taxa anual. No entanto, ele terão desconto por fazerem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Assim, os valores podem variar entre 1.500 a 2.250 euros, o equivalente a R$ 6 a R$ 9 mil reais, conforme o curso e sua área do conhecimento.

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.