Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022 da Unicamp são antecipados

Locais de prova da 1ª fase do Vestibular 2022 da Unicamp são antecipados

Eles estavam previstos de serem liberados somente na segunda-feira (25) mas acabaram sendo antecipados. 

Publicado por Érica Caetano
22/10/2021 11h24 , atualizado em 22/10/2021 11h29
Inscrições Vestibular Unicamp 2022
Inscrições Vestibular Unicamp 2022
Crédito da Imagem: Divulgação: Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta sexta-feira, 22 de outubro, os locais de prova da 1ª fase do seu Vestibular 2022. Eles estavam previstos de serem liberados somente na segunda-feira (25) mas acabaram sendo antecipados. Confira:

Locais de prova Vestibular Unicamp 2022

As provas da primeira fase estão agendadas para o dia 07 de novembro. Os inscritos deverão responder 72 questões refrentes a disciplinas do ensino médio no período de quatro horas.

Serão 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 8 questões de História e 8 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 8 questões de Física, 8 questões de Química, 8 questões de Biologia e 8 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas.

A Universidade orienta que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília).

Orientações

É importante chegar com antecedência para evitar aglomeração m nos acessos, mantendo o distanciamento social de no mínimo 1 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

 A Comvest também enviará aos candidatos uma mensagem com a informação do local e as orientações sobre os protocolos de biossegurança, que podem ser acessados aqui!

Arte: Comvest/Unicamp

Ainda assim, os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Além disso, será necessário os seguintes itens abaixo:

  • Original do documento de identidade indicado na inscrição
  • Canetas de cor preta em material transparente
  • Lápis preto
  • Borracha

Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar ao lado da carteira. Também poderá usar bermudas e vestimentas leves.

Em relação a alimentação, será permitido água, sucos, doces. Está proibido o consumo de alimentos nas salas, mas serão disponibilizados espaços abertos e controlados para esse fim.

Cidades

No estado de São Paulo, a Comvest irá aplicar as provas da primeira fase em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

A única alteração em relação ao vestibular passado é que saiu a cidade de Fernandópolis. Fora do estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

2ª fase

Os aprovados na primeira etapa deverão passar pelos testes da segunda fase, agendados para os dias 09 e 10 de janeiro de 2022.

Na ocasião, os participantes deverão responder questões dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 

Saiba tudo sobre o vestibular da Unicamp

As provas de habilidades específicas para o curso de Música tiveram aplicação da primeira etapa no período de 15 a 24 de setembro. A segunda fase teve início hoje, dia 22, e segue até o próximo dia 28.

Candidatos concorrentes a cursos que exigem Testes de Habilidades Específicas (THE) que não seja a graduação de Música, fazem provas no período de 13 a 15 de janeiro de 2022, conforme o curso concorrido.

Concorrência

Estão inscritos no Vestibular 2022 da Unicamp 63.297 candidatos, que irão concorrer a 2.540 vagas, em 69 cursos de graduação. A relação candidatos-vaga geral passou de 24 para 24,9% este ano.

Concorrência Vestibular Unicamp 2022

O número de inscritos na seletiva é menor se comparado ao Vestibular do ano passado, quando a Comvest havia registrado um recorde histórico de 77.653 inscritos.

Contudo, a Universidade manteve o índice de cerca de um terço de estudantes oriundos de escolas públicas, e o percentual de estudantes autodeclarados pretos e pardos próximo dos 20%.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As dez carreiras mais procuradas no Vestibular Unicamp 2022 são:

  • Medicina: 324,7 candidatos por vaga;
  • Arquitetura e Urbanismo: 81,1 candidatos por vaga;
  • Ciência da Computação: 48,8 candidatos por vaga;
  • Ciências Biológicas: 46,88 candidatos por vaga;
  • Engenharia da Computação: 41,3 candidatos por vaga;
  • Comunicação Social-Midialogia: 41,1 candidatos por vaga;
  • Farmácia: 31,5 candidatos por vaga;
  • Enfermagem: 28,7 candidatos por vaga;
  • Ciências Econômicas (Integral e Noturno): 26,8 e 26,0, respectivamente ;
  • História: 25,6 candidatos por vaga

Inclusão social

O percentual de estudantes de escolas públicas registrado foi de 30,5%. O índice de candidatos autodeclarados pretos e pardos ficou em 19,1% e o percentual de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 10,7% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2022.

Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a queda era esperada diante do contexto de desmobilização estudantil e também forte crise econômica que faz com que muitos adiem sua preparação ou mesmo o ingresso em uma universidade pública.

A queda de inscritos no Enem e a diminuição de pedidos de isenção de taxas foram outros indícios que apontavam para a queda. Diante disso, José Alves ressaltou a importância de a Comvest ter estendido o prazo final para as inscrições. 

O percentual de estudantes inscritos que foram beneficiados pela isenção da taxa de inscrição está entre os maiores dos últimos anos, com 11,5% do total de candidatos, representando 7.267 inscritos.

Os pedidos de redução de 50% da taxa de inscrição já foram recebidos. O desconto foi recebido por quem preenchesse os critérios de escolaridade e renda abaixo:

  • Pessoas que sejam estudantes: ensino médio, pré-vestibular, curso de graduação ou pós-graduação;
  • Remuneração de até dois salários mínimos ou que estejam desempregadas.

Os  pedidos de isenção de taxa de inscrição também já foram recebidos de candidatos que se encaixassem nestas três modalidades:

I – Candidatos de baixa renda (Modalidade 1): será necessário apresentar inscrição no CadÚnico do governo federal;
II – Candidatos funcionários da Unicamp ou Funcamp (Modalidade 2);
III – Candidatos aos cursos de Licenciatura e Tecnologia em período noturno (Modalidade 3). 

Estão isentos do pagamento 8.327 candidatos, número abaixo apenas das edições de 2021 (11.781) e 2019 (8.653).

Resultado isenção Unicamp 2022

Num primeiro momento, a Modalidade 1 tinha o limite de 6.680 isenções, mas a Unicamp beneficinou 7.186 candidatos. A categoria 2 registrou 38 beneficiados, já a 3 teve 1.103 isentos.

Aqueles que não tiveram seus pedidos de isenção aceitos pela Unicamp puderam entrar com recursos, pelo site do Vestibular

Conforme explica o edital, a reserva mínima é de 15% das vagas regulares de cada curso para tais candidatos ou, ainda, até 27,2% das oportunidades se forem constatados vestibulandos cotistas que atendam aos critérios de nota mínima. 

A Unicamp também oferta outras vagas para 2022 através das seguintes seletivas discriminadas abaixo:

  1. Enem-Unicamp: 639 vagas
  2. Vestibular Indígena: 49 vagas regulares  e 81 vagas adicionais
  3. Olimpíadas Científicas e Competições de Conhecimentos Específicos: 112 vagas regulares e 8 oportunidades adicionais

As vagas que não forem preenchidas pelas modalidades Enem-Unicamp, Vestibular Indígena e Olimpíadas Científicas serão transferidas para o Vestibular 2022. 

PAAIS

Os candidatos que tenham feito o ensino fundamental II e/ou o ensino médio em escolas públicas do Brasil poderão utilizar também o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que promove a inclusão social por meio de bônus na nota. 

Confira como funciona a bonificação:

I – 40 pontos somados ao desempenho da 1ª fase, em caso de de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas;
II – 20 somados ao desempenho da 1ª fase de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas;
III – As notas podem ser utilizadas isoladamente ou de forma cumulativa, quando for o caso, para a composição da Nota Final da 1ª fase;
IV – Caso o candidato seja convocado para a 2ª fase, repete-se o mesmo bônus aplicado na 1ª etapa para a Nota Padronizada de Redação (NR) e às notas padronizadas das provas que compõem a 2ª fase (NF2). 

O resultado do Vestibular 2022 da Unicamp está previsto de ser divulgado em 14 de fevereiro de 2022. Outros detalhes podem ser obtidos no site da Comvest/Unicamp e pelo Edital.

Veja também

Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024
Vestibular de inverno 2024 da UDESC abre as inscrições
São mais de mil vagas distribuídas entre 37 cursos da Universidade
Dia Mundial do Livro 2024: especialistas em educação revelam que sociedade leitora é formada na infância
Consequência de incentivar a leitura na infância é formar uma sociedade de adultos que consomem diferentes tipos de texto
Cederj recebe pedidos de isenção do Vestibular 2024/2
Também está aberto prazo de pré-inscrição pelo sistema de cotas e ações afirmativas
UEMA abre pedidos de isenção de taxa do PAES 2025
Podem participar estudantes que cursaram os últimos cinco anos na rede pública e candidatos com renda familiar de até dois salários mínimos
Dia da Terra: você sabe o quão importante é a Amazônia para o planeta?
Veja a nossa conversa com um ecologista que trabalha na Amazônia sobre a importância deste bioma para a vida na terra
Falta uma semana: inscrição para Encceja começa em 29 de abril
Ao fazer exame, participantes podem receber a certificação de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio
Dia de Tiradentes e Inconfidência Mineira: veja questões de vestibulares e Enem sobre temas da História do Brasil
Personagem da História do Brasil e seus desdobramentos podem ser cobrados em provas de História do Brasil
Aniversário de Brasília: capital do Brasil completa 64 anos
Descubra mais da cultura e da história de uma das capitais mais jovens do mundo com Hamilton de Holanda, músico proeminente da cidade