UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Mais de 12 universidades irão aderir ao Enem a partir do ano que vem

Mais de 12 universidades irão aderir ao Enem a partir do ano que vem

Segundo o MEC, instituições manifestaram interesse em aderir ao Enem de forma total ( Enem como único processo seletivo) ou parcial (mantém o vestibular tradicional).

Publicado por Érica Caetano
22/10/2013 11h04 , atualizado em 22/10/2013 11h18

O Ministério da Educação (MEC) informou que a partir de 2014 mais duas universidades estaduais e outras dez federais irão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.  Segundo o MEC, as instituições manifestaram interesse em aderir de forma total (quando o Enem é a única forma de processo seletivo) ou parcial (mantém o vestibular tradicional) ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona os candidatos para as vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior públicas que utilizam o Exame. O SiSU já é utilizado por 21 universidade federais, quatro estaduais outros 29 institutos federais.

As universidades federais que vão aderir integralmente ao SiSU no próximo ano são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e na Universidade Federal do Amapá (Unifap), 50% das vagas serão preenchidas pelo SiSU. A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai usar o sistema para a seleção de candidatos para 20% das vagas. As demais serão preenchidas usando a nota do Enem, mas sem integrar o SiSU. A Universidade de Brasília (UnB) vai reservar metade das vagas do processo seletivo do primeiro semestre para o Sisu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as estaduais, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai reservar 25% das vagas do primeiro semestre para o SiSU e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste), 50% de todas as vagas.

Em 2012, dos 4,1 milhões de alunos que fizeram o Enem, quase a metade, 1,9 milhão de candidatos, se inscreveu no SiSU do primeiro semestre de 2013. Além do SiSU, os estudantes podem concorrer, com base na nota do exame e critérios de renda, a bolsas em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Segundo o MEC, aproximadamente, 1.300 instituições participam do ProUni.

Junto com o aumento no número de instituições, o exame de 2013 registrou crescimento nas inscrições. São esperados mais de 7,1 milhões de inscritos nos próximos dias 26 e 27 de outubro. No ano passado, foram 5,7 milhões de inscritos confirmados.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Resultado do vestibular 2025/2 via Enem da UFPB é divulgado
Foi possível utilizar notas obtidas nos exames do Enem realizados entre os anos 2020 e 2024.
Paraná: UTFPR recebe inscrição gratuita para Vestibular 2025/2 via Enem
Além das notas do Enem, histórico escolar e desempenho de edições anteriores do vestibular serão aceitos para a seleção da UTFPR
Classifcados para a estapa final da Liga de Matemática 2025 são divulgados
Veja quem está classificado para a etapa final da Competição Nacional da Liga de Matemática 2025
Piauí: UFDPar abre inscrições para Vestibular 2025/2 via Enem
São oferecidas 124 vagas, remanescentes do SiSU 2025, para cursos presenciais de graduação.
Inscrições para o PSS 2026 da UFSM estão abertas
Veja as datas, regras e mais informações sobre o PSS 2026 da UFSM.
Enem 2025: Inep recebe recurso do atendimento especializado
Participantes podem entrar com recurso até o dia 27 de junho, por meio da Página do Participante.
Edital das inscrições postergadas do Fies 2025 é publicado
Confira as regras e datas estabelecidas para as inscrições postergadas para o segundo semestre de 2025 do Fies.
Inscrições do Vestibular via Enem 2025/2 da UFTM encerram nesta segunda
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) oferece 485 vagas em cursos superior de graduação.
Inscrições do vestibular 2026 da UFPR encerram hoje (20)
Estão disponíveis mais de 5.300 vagas no vestibular 2026 da UFPR.
Provas da 2ª fase do vestibular de 2025/2 da Unesp são aplicadas neste fim de semana
No vestibular do meio de ano 2025 da Unesp, são abertas mais de 100 vagas.
Enem 2025: Inep divulga resultado do atendimento especializado nesta sexta, 20
Em 2025, o exame terá duas aplicações regulares, devido à COP 30 que será realizada no Pará.
UEA divulga editais do Vestibular 2026 e SIS 2025 com oferta de curso em alta
Juntas, seleções oferecem mais de 3,7 mil vagas em Manaus, Parintins, Tefé e Itacoatiara