Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Mais de 12 universidades irão aderir ao Enem a partir do ano que vem

Mais de 12 universidades irão aderir ao Enem a partir do ano que vem

Segundo o MEC, instituições manifestaram interesse em aderir ao Enem de forma total ( Enem como único processo seletivo) ou parcial (mantém o vestibular tradicional).

Publicado por Érica Caetano
22/10/2013 11h04 , atualizado em 22/10/2013 11h18

O Ministério da Educação (MEC) informou que a partir de 2014 mais duas universidades estaduais e outras dez federais irão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso.  Segundo o MEC, as instituições manifestaram interesse em aderir de forma total (quando o Enem é a única forma de processo seletivo) ou parcial (mantém o vestibular tradicional) ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona os candidatos para as vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior públicas que utilizam o Exame. O SiSU já é utilizado por 21 universidade federais, quatro estaduais outros 29 institutos federais.

As universidades federais que vão aderir integralmente ao SiSU no próximo ano são: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e na Universidade Federal do Amapá (Unifap), 50% das vagas serão preenchidas pelo SiSU. A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai usar o sistema para a seleção de candidatos para 20% das vagas. As demais serão preenchidas usando a nota do Enem, mas sem integrar o SiSU. A Universidade de Brasília (UnB) vai reservar metade das vagas do processo seletivo do primeiro semestre para o Sisu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as estaduais, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai reservar 25% das vagas do primeiro semestre para o SiSU e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste), 50% de todas as vagas.

Em 2012, dos 4,1 milhões de alunos que fizeram o Enem, quase a metade, 1,9 milhão de candidatos, se inscreveu no SiSU do primeiro semestre de 2013. Além do SiSU, os estudantes podem concorrer, com base na nota do exame e critérios de renda, a bolsas em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Segundo o MEC, aproximadamente, 1.300 instituições participam do ProUni.

Junto com o aumento no número de instituições, o exame de 2013 registrou crescimento nas inscrições. São esperados mais de 7,1 milhões de inscritos nos próximos dias 26 e 27 de outubro. No ano passado, foram 5,7 milhões de inscritos confirmados.

*com informações da Agência Brasil

Veja também

Gabarito do Enem 2024 é divulgado
O gabarito do Enem 2024 foi publicado pelo Inep hoje, dia 14 de novembro.
Enem 2024: provas de Matemática e Ciências da Natureza acontecem hoje (10): confira orientações
Milhões de candidatos devem realizar as provas do segundo dia do Enem 2024 neste domingo (10) em todas as regiões brasileiras
Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.