O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou no início da noite de ontem, 29 de outubro, os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, aplicado no último final de semana, dias 26 e 27, em todas as Unidades da Federação. Confira
O Super Vestibular, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, disponibilizou a resolução comentada dos cadernos de questões azul, em tempo real, ao final de cada uma das provas. A data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi informada pelo Ministério da Educação (MEC), mas está prevista para a primeira semana de janeiro de 2014. O acesso ao espelho da correção também será liberado, assim como em 2012, para fins pedagógicos.
Dos 7.173.574 estudantes inscritos, entre 13 e 27 de maio, mais de dois milhões de candidatos não compareceram às provas, o que resultou em um índice de abstenção de 29% em todo o Exame. No total, 36 estudantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova, sendo 24 no primeiro dia e 12 no segundo.
No sábado, os participantes foram condicionados a 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo, eles responderam outras 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30. A redação teve como tema os efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil. Confira a proposta e o comentário do Colégio Oficina do Estudante aqui.
Em coletiva à imprensa, em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que a realização do Enem 2013 transcorreu sem incidentes graves e que o Exame teve um grande êxito. Segundo Mercadante, muitas portas se abrem a partir desta edição do maior exame educacional do país.