A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou no final da manhã de hoje, 1º de agosto, o Manual do Candidato do seu Vestibular 2023. No documento, é possível verificar os detalhes sobre inscrições, provas da 1ª e 2ª fases, além de matrículas e outras informações. Confira:
Manual do Candidato Fuvest 2023
Os candidatos deverão se inscrever a partir das 12h do próximo dia 15 até as 12h do dia 23 de setembro de outubro. A taxa de inscrição custa R$ 191.
Pedidos de isenção/redução do valor da taxa de inscrição já foram recebidos. A Fuvest possibilita três modalidades de benefício:
- Isenção da taxa de inscrição
- Redução de 50% da taxa de inscrição concedida pelo Conselho Curador da Fuvest
- Redução de 50% da taxa de inscrição nos termos da Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007
Para qualquer uma dessas modalidades foi necessário que os solicitantes tivessem cursado o ensino médio integralmente na rede pública de ensino.
Análise
A Fuvest poderá enviar, a qualquer momento, um profissional de Assitência Social para visitar o domicílio do candidato, como mecanismo adicional da avaliação da situação socioeconômica do solicitante e de seua familia.
O pedido será indeferido automaticamente nos casos abaixo:
- Não anexar corretamente os documentos solicitados neste regulamento;
- Apresentar documento ilegíveis;
- Prestar informações falsas no pedido.
Isenção/Redução Vestibular 2022 Fuvest
Os candidatos contemplados serão conhecidos no dia 15 de agosto, pela área do candidato do processo seletivo. Independentemene do resultado da isenção e redução, todos os interessados terão de se inscrever no vestibular para garantir a sua participação.
Fuvest 2023
Do mesmo modo que nas edições anteriores, vestibular contará com duas fases. A primeira fase está marcada para o dia 04 de dezembro e a segunda, para os dias 08 e 09 de janeiro de 2023.
A primeira fase terá questões objetivas e a segunda, perguntas discursivas conforme o curso de escolha.
Interessados nos cursos que exigem aptidão, como Arquitetura e Urbanismo e Música, também precisam fazer os Testes de Habilidades Específicas (THE). Os testes de habilidades específicas serão aplicados entre os dias 11 e 14 de janeiro.
Saiba mais sobre o vestibular da Fuvest
Mudanças e vagas
O Conselho de Graduação da instituição aprovou três mudanças significativas referentes ao Vestibular Fuvest 2023. São elas:
- A alteração na forma de classificação dos aprovados;
- A implementação de uma comissão para a verificação da autodeclaração dos candidatos concorrentes às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI) antes da confirmação da matrícula;
- A obrigatoriedade da apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e doses de reforço para os calouros.
Serão oferecidas pela USP o total de 11.147 vagas em seus cursos de graduação. Todos os candidatos inscritos para um curso, independentemente da categoria em que se inscreveram (Ampla Concorrência, Escola Pública ou PPI) serão classificados de acordo com sua nota no vestibular.
Dessa forma, serão preenchidas primeiramente as vagas para Ampla Concorrência, depois as vagas para Escola Pública, seguindo os critérios para essas vagas, e só depois as vagas para PPI.
A alteração tem o objetivo de corrigir eventuais distorções e ampliar as possibilidades dos candidatos EP e PPI já que, além das vagas reservadas para cada grupo, esses candidatos disputarão também as vagas de ampla concorrência.
Comissão de verificação
Outra novidade para o próximo vestibular é a implementação de uma comissão para verificar a autodeclaração de raça do candidato PPI e identificar possíveis casos de fraude antes da confirmação da matrícula.
A composição da comissão e os critérios para a verificação da autodeclaração ainda serão definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.
No ato da matrícula, também será obrigatória a apresentação da comprovação de vacinação contra a covid-19 (esquema vacinal completo) e de eventuais doses de reforço.
Conheça o Vestibular da Fuvest (USP)
Vagas
O Manual do Candidato da Fuvest informa quea oferta da USP para 2023 é de 11.147 vagas. As mesmas estão distribuídas em 8.211 para o Vestibular da Fuvest e 2.936 para o Enem/SiSU.
Além disso, há a distribuição por ampla concorrência (AC), estudantes de escolas públicas (EP) e pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas (PPI).
Aprovados
A Fuvest divulgará a primeira chamada do Vestibular em 30 janeiro de 2023. Outras duas convocações regulares serão realizadas em 10 e 17 de fevereiro.
A manifestação de interesse pela lista de espera será recebidas entre os dias 1º e 03 de março. As chamadas posteriores serão feitas em 13, 20 e 27 de março.
O vestibular da Fuvest seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP).
Os cursos da USP são ministrados nas cidades de São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.
Para mais detalhes, acesse o site da Fuvest.