O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 25 de janeiro, as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 do 2º semestre. A portaria muda o critério de seleção das vagas remanescentes, já que passa a ser pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não mais por ordem de conclusão da inscrição, como era anteriormente.
Os estudantes reclamavam da seleção por ordem de inscrição, já que muitas vezes o sistema falhava durante o processo e ocorria, em algumas vezes, de o candidato perder a vaga. Vale lembrar que para as vagas remanescentes da edição do Fies do 1º semestre as regras continuam sendo as mesmas anteriores
As vagas remanescentes do Fies eram preenchidas pela ordem de inscrição dos candidatos, o que poderia ocasionar problemas para os participantes caso o sistema do Fies tivesse alguma instabilidade.
Agora com as alterações, a seleção será realizada de forma parecida com a de vagas regulares do Fies, já que o candidato será classificado pelo seu desempenho no Enem, levando em conta também os critérios de renda.
Vagas remanescentes
Para concorrer as vagas remanescenes os candidatos precisam cadastrar uma edição do Enem de 2010 a 2020. A média mínima exigida é de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação continua, assim como renda mensal familiar de até três salários mínimos por pessoa (per capita).
O Enem 2020 poderá ser utilizado no Fies regular e para vagas remanescentes somente na edição do segundo semestre, pois é quando o resultado já estará disponível.
Fies 2021/1
As inscrições parao Fies 2021 do 1º semestre teve início hoje, dia 26. O prazo segue até a próxima sexta-feira, 29 de janeiro.
Os interessados devem fazer o cadastro no login único no site do Governo Federal e, em seguida, se inscrever no site do Fies. É necessário escolher até três opções de curso/instituição/turno, por ordem de preferência.
Para se inscrever no Fies, é necessário preencher os seguintes requisitos:
- Possuir renda de até três salários mínimos por pessoa da família
- Ter feito o Enem de 2010 a 2019, desde que as notas sejam acima de 450 pontos e desempenho acima de zero na redação (as notas desta edição do exame educacional não serão usadas, pois o resultado do Enem 2020 sairá no final de março)
O Fies oferece 93 mil vagas para 2021. Desse total, 40 mil destinam-se para este semestre. O Ministério da Educação (MEC) já tinha anunciado, no início de janeiro, que seriam disponibilizadas menos vagas neste ano.
Leia também: vale a pena fazer o Fies?
Cronograma Fies
A previsão é que a lista de aprovados no Fies 2021/1 seja divulgada no dia 2 de fevereiro. Quem for pré-selecionado deverá complementar as informações prestadas no momento da inscrição entre os dias 03 e 05 de fevereiro.
Lista de Espera
Quem não for convocado na chamada única regular estará automaticamente na lista de espera do Fies 2021/1.
A convocação da lista de espera será feita de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021. Os candidatos terão que acompanhar a pré-seleção pelo site do Fies.
Os pré-selecionados na lista de espera deverão seguir o mesmo processo de validação da CPSA e fechamento de contrato.
Para mais detalhes, acesse o edital do Fies 2021/1.