O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de oito novos cursos de Medicina em universidades federais do país com campi situados no interior de cidades brasileiras. A publicação está no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 13 de maio. No total, serão ofertadas 420 vagas.
A medida estabelece o objetivo da lei do Programa Mais Médicos, sancionada no ano passado pela Presidente da República Dilma Rousseff. Entre as iniciativas da lei, está a criação de mais de 11 mil vagas em faculdades de medicina até o ano de 2017.
Serão 60 novas vagas para a Universidade Federal de Goiás (UFG), para o seu campus localizado na cidade de Jataí, outras 60 para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para o campus de Três Lagoas, e mais 60 vagas para a Universidade Federal do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), para o campus de Teófilo Otoni, em Minas Gerais.
Além destas, ainda foram permitidas vagas para outras três Universidades no estado da Bahia. São elas: Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 40 vagas para a cidade de Paulo Afonso, a Universidade do Sul da Bahia (UFSB) com 80 vagas para Teixeira de Freitas e, por fim, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com outras 40 vagas para a cidade de Barreiras.
Para a Universidade Federal do Piauí (UFPI) serão 40 vagas para o campus da instituição situado na cidade de Parnaíba, e outras 40 para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus de Caicó.
Em dezembro de 2013, o MEC já tinha autorizado a abertura de 560 vagas do curso de Medicina em universidades federais. Leia mais aqui.