Atualizado por Lorraine Vilela
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) começou sua história em 1962, com a criação dos cursos de Farmácia e Odontologia. Contudo, a Universidade ganhou esse nome somente depois da divisão do estado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A partir de 1966, novos institutos, faculdades, cursos e departamentos foram criados e, em 1967, a rede de ensino superior do estado teve um crescimento significativo. Com isso, a Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT) foi instituída e, em 1977, federalizada.
Hoje, a Universidade está presente direta e indiretamente em um raio de mais de 500 km, que abrange mais de 100 municípios. Cerca de 15 mil alunos são beneficiados pela instituição e mais de mil professores integram o corpo docente da faculdade. Segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), criado pelo Ministério da Educação (MEC), a UFMS é a melhor universidade de Mato Grosso do Sul. Em 2011, ela foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5, e está entre as 100 universidades com maior IGC contínuo.
Tópicos deste artigo
CAMPUS
• Campus Aquidauana I
Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição, nº 163, Centro, Aquidauana – MS
http://cpaq.sites.ufms.br
(67) 3241-0300
Letras, Pedagogia, Licenciatura Intercultural Indígena e História.
• Campus Aquidauana II
Rua Oscar Trindade de Barros, nº 740, Bairro Serraria, Aquidauana – MS
http://cpaq.sites.ufms.br
(67) 3241-0414
Administração, Ciências Biológicas, Geografia, Matemática e Turismo.
• Campus Bonito
Três Morros, Km 0, Zona Rural, Bonito – MS
http://cpbo.sites.ufms.br
(67) 3255-5400
Administração, Turismo e Meio Ambiente.
• Campus Campo Grande
Avenida Senador Filinto Müller, nº 1, Cidade Universitária, Campo Grande – MS
http://www-nt.ufms.br
(67) 3345-7000
Biologia, Comunicação e Artes, Ciências Humanas, Economia e Administração, Educação, Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Elétrica, Estruturas e Construção Civil, Farmácia Bioquímica, Física, Hidráulica e Transportes, Letras, Matemática (bacharelado e licenciatura), Morfofisiologia, Patologia, Química, Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública.
• Campus Chapadão do Sul
Acesso à Faz. Campo Bom, Rod. MS 306, Km 105, Zona Rural, Chapadão do Sul – MS
http://cpcs.sites.ufms.br
(67) 3562-6311
Agronomia e Engenharia Florestal.
• Campus Coxim
Av. Marcio Lima Nantes s/nº, Vila da Barra, Estrada do Pantanal, Coxim – MS
http://cpcx.sites.ufms.br
(67) 3291-2020
Enfermagem, História, Letras e Sistemas de Informação.
• Campus Naviraí
Rodovia MS 141, Km 04, Saída para Ivinhema, Naviraí – MS
http://cpnv.sites.ufms.br
(67) 3409-3401
Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais e Pedagogia.
• Campus Nova Andradina
Rod MS 134, Km 3, Zona Rural, Nova Andradina – MS
(67) 3349-5020
Administração, Geografia e História.
• Campus do Pantanal (Corumbá)
Av. Rio Branco, nº 1270, Universitário, Corumbá – MS
http://cpan.sites.ufms.br
(67) 3234-6820/6843
Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Matemática, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação.
• Campus Paranaíba
Rodovia BR 497, km 12, Paranaíba – MS
http://www.cpar.ufms.br
(67) 3669-0100
Administração, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Matemática e Psicologia.
• Campus Ponta Porã
Rua Itibiré Vieira, BR 463, Km 4,5, Residencial Julia Oliveira Cardinal, Ponta Porã – MS
http://cppp.sites.ufms.br
(67) 3437-1710
Ciência da Computação, Matemática e Sistemas de Informação.
• Campus Três Lagoas
Av. Capitão Olinto Mancini, nº 1.662, Três Lagoas – MS
http://www.ceul.ufms.br
(67) 3509-3400
Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação.
INFRAESTRUTURA
A UFMS é constituída, atualmente, por 11 unidades educacionais, 05 centros esportivos e culturais, 282 salas de aula, 218 laboratórios e oficinas, dentre várias outras instalações que totalizam 84.413,81 m² de área construída. Além disso, 14 bibliotecas compõem o complexo universitário da Universidade, sendo que seu acervo corresponde a mais de 285 mil livros. Um Hospital Universitário, com setores específicos para Pediatria, Maternidade, Ambulatório, Laboratório, Centro Cirúrgico e consultórios, também faz parte da infraestrutura da UFMS.
FORMAS DE INGRESSO
• Vestibular Tradicional
Em 2010, a UFMS suspendeu seus Vestibulares de Verão e Inverno para adotar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso para seus cursos superiores.
No fim de 2017, a UFMS retornou a aplicação de seu Vestibular Tradicional para ingresso em 30% das vagas da universidade, continuando o restante com entrada pelo SiSU. O objetivo foi possibilitar que estudantes do Mato Grosso do Sul tenham mais acesso às oportunidades da instituição. O Vestibular contém prova própria e também aproveita as notas do Enem.
No início de 2018, foi implementado o Programa de Avaliação Seriada (PASSE). O ingresso nesta modalidade só será a partir de 2020, já que são aplicadas provas durantes três anos (conforme a série em que o estudante está matriculado). A partir de 2020, a divisão das vagas da UFMS será 20% PASSE, 30% Vestibular e 50% SiSU.
• Sistema de Cotas
Atualmente, a UFMS não trabalha com Sistema de Cotas, contudo, com a aprovação da lei nº 12.711, a instituição criou uma comissão para discutir e encaminhar a implantação do sistema. O estudo propõe o cumprimento da porcentagem exigida pelo PL e, também, a inclusão de portadores de necessidades especiais. A proposta está sendo analisada pelo Conselho Universitário da Universidade, que irá decidir pela instituição do Sistema a partir da próxima seleção ou por uma aplicação gradativa do sistema.
• Sisu
Em 2010, o ingresso de novos acadêmicos na UFMS passou a ser feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cronograma com as datas da seleção é divulgado pelo próprio MEC.
A partir de 2018, o SiSU passou a dividir o ingresso com o Vestibular Tradicional da UFMS. A divisão ficou em 70% pelas notas do Enem e 30% para o processo seletivo da universidade. Em 2020, a oferta do SiSU cairá para 50%, já que começarão as entradas dos aprovados na terceira etapa da seleção seriada (PASSE).
• Enem
No Vestibular de 2010, o Enem foi utilizado pela UFMS em substituição à primeira fase do Processo Seletivo. No ano seguinte, até atualmente, o Exame passou a ser requisito para os interessados em disputar uma vaga na Universidade, já que a instituição decidiu suspender seus vestibulares de Inverno e de Verão para adotar o SiSU.
A partir de 2018, o Enem também integra o Vestibular Tradicional da UFMS, o qual representa 30% das vagas oferecidas.
• Ensino a Distância
A UFMS trabalha com a Educação a Distância (EaD) desde 1991, contudo, foi no ano 2000 que a Universidade passou a compor a Universidade Virtual Pública do Brasil (UNIREDE) e criou sua Assessoria de Educação Aberta e a Distância. Em 2006, a instituição integrou-se ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e, hoje, atua em cidades do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, oferecendo os bacharelados em Administração e Administração Pública e as licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras (Espanhol), Matemática, Pedagogia e Geografia na modalidade de Ensino a Distância, além de cursos de extensão, pós-graduação e especialização.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular