O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 27 de janeiro, os editais da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Confira:
Os estudantes que fizeram o Enem 2022 poderão usar as notas em todos os programas do MEC. Treineiros, ou seja, alunos do ensino médio que fizeram o Enem 2022 para conhecer a prova não podem se inscrever nestes programas.
As principais datas dos três programas do MEC já tinham sido anunciadas em novembro do ano passado. Agora, com os editais em mãos, os estudantes também poderão saber as regras dos processos seletivos, como quem pode participar e os documentos que precisam ser apresentados.
Confira abaixo os detalhes de cada programa do MEC:
SiSU
O SiSU disponibiliza vagas em instituições de ensino públicas, como universidades federais, universidades estudais, institutos federais, etc.
Confira no vídeo abaixo as principais informações e orientações sobre a primeira edição do SiSU 2023:
=>Quem pode se inscrever no SiSU 2023:
Participantes do Enem 2022 e que obtiveram nota superior a zero da prova de redação.
Datas SiSU 2023
- Prazo de inscrição: 16 a 24 de fevereiro
- Resultado: até 28 de fevereiro
- Matrícula chamada regular: 2 a 8 de março
Saiba como se inscrever no SiSU
ProUni
O ProUni oferece bolsas de estudo em universidades particulares. As bolsas podem ser integrais ou parciais (50%), conforme cada candidato.
Veja as principais orientações sobre o ProUni 2023 no vídeo abaixo:
=>Quem pode se inscrever no ProUni 2023
-Participantes do Enem 2021 e 2022 e que alcançaram, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame, sem terem tirado nota zero na redação.
-Estudantes que comprovem ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral. Já para a bolsa parcial, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
-Pessoas que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista integral.
-Pessoas que cursaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública ou em escola da rede privada, na condição de bolsista integral.
-Pessoas com deficiência.
-Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e que integrem o quadro de pessoal permanente de instituição pública.
O ProUni disponibiliza bolsas de estudos para cursos do ensino superior em instituições privadas de 50% e 100%. Além dos desempenhos do Enem 2022, os candidatos poderão utilizar as notas do Enem 2021.
Datas ProUni 2023
- Prazo de inscrição: 28 de fevereiro a 3 de março
- Resultado da 1ª chamada: 7 de março
- Resultado da 2ª chamada: 21 de março
- Matrículas pré-selecionados 1ª chamada: 7 a 16 de março
- Matrículas pré-selecionados 2ª chamada: 21 a 30 de março
- Manifestação lista de espera: 5 e 6 de abril
Veja como se inscrever no ProUni
Fies
Fies oferece financiamentos, também em instituições de ensino privadas.
=>Quem pode se inscrever no Fies 2023
-Participantes do Enem, a partir da edição de 2010 que obtiveram média aritmética das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
-Pessoas com renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
Datas Fies 2023
O Fies concede financimento dos estudos em instiuições particulares. Serão aceitos desempenhos do Enem 2010 ao 2022.
- Prazo de inscrição: 7 a 10 de março
- Resultado em chamada única: 14 de março
Outros detalhes podem ser obtidos nos Editais do SiSU 2023, ProUni 2023 e Fies 2023.