O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição de hoje, 29 de setembro, do Diário Oficial da União o Edital de Vagas Remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/2. Serão oferecidas 50 mil vagas para o segundo semestre.
As inscrições serão abertas no dia 6 de outubro e terão prazo diferente para candidatos matriculados e não matriculados no ensino superior.
Inscrições não matriculados: 6 a 13 de outubro
Inscrições matriculados: 6 de outubro a 13 de novembro
Nos três primeiros dias de inscrição serão disponibilizadas vagas apenas para os cursos de áreas prioritárias: Saúde, Engenharias e Ciência da Computação, Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior.
Quem pode participar?
Poderão concorrer as vagas remanescentes do Fies os estudantes que fizeram o Enem a partir da edição de 2010 e conseguiram média de pelo menos 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Além disso, o candidato deve possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa (per capita).
Os estudantes pré-selecionados no Fies 2020/2 (edição regular) que ainda estão em processo de contratação do financiamento não poderão concorrer as vagas remanescentes. O mesmo acontece com quem já é beneficiado pelo Fies ou foi beneficiado e não quitou sua dívida.
Seleção
As vagas com financiamento serão preenchidas por ordem de inscrição, assim como no processo seletivo de vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni). O MEC alerta que o candidato que precisar alterar as informações depois de ter concluído a inscrição corre o risco de perder a vaga, caso um outro estudante conclua a inscrição antes.
Todas as regras das vagas remanescentes do Fies 2020/2 podem ser lidas no Edital.