Depois de adiar as inscrições para a edição do segundo semestre de 2020 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/2, previstas para começar na última terça-feira, dia 21, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o novo cronograma do programa. Agora, as inscrições serão recebidas entre 28 e 31 de julho.
De acordo com o MEC, o motivo do adiamento foi "inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior". Este foi o segundo adiamento do Fies 2020/2.
Em nota, o MEC afirma que assegurará a participação de todas as instituições que aderiram ao Fies, "garantindo a lisura e a transparência do processo seletivo".
Novo cronograma Fies 2020/2
Inscrições: 28 a 31 de julho
Resultado: 4 de agosto
Complementação das informações: 4 a 6 de agosto
Lista de espera: 4 a 31 de agosto
No começo do ano, o MEC anunciou oferta de 100 mil vagas para o Fies 2020, mas não informou quantas já foram preenchidas pela edição do primeiro semestre.
Fim do P-Fies
A partir da edição do segundo semestre, o programa não terá mais a modalidade conhecida como P-Fies, com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos per capita e com juros estabelecidos pelos bancos.
Esta modalidade terá um outro nome para não haver confusão com o Fies e não terá mais o Enem como seleção. Até o momento, não foram divulgadas mais informações sobre o novo programa.
Quem poderá participar do Fies?
Para se inscrever no Fies, é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:
- Ter feito algumas das edições do Enem entre 2010 e 2019 e ter média de 450 pontos nas provas sem zerar a redação;
- Possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa (per capita).
No momento da inscrição, os candidatos devem escolher até três opções de curso/turno/local de oferta do financiamento. Essas opções podem ser alteradas durante o prazo de inscrições.
Leia também: vale a pena fazer o Fies?
Suspensão pagamento devido ao coronavírus
No dia 10 de julho, foi sancionada lei que suspende o pagamento do Fies durante o período de calamidade pública pela pandemia de Covid-19. Esse período começou no dia 20 de março e tem duração prevista até 31 de dezembro de 2020.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Fies.