O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou os gabaritos oficiais da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. O resultado das provas foram aplicadas no último final de semana, 3 e 4, saiu nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro.
Acesse o gabarito oficial do segundo Enem 2016
Conforme o documento, uma questão da prova de química, da área de conhecimento ciências da natureza e suas tecnologias, aplicada no sábado (3), foi anulada. É a questão de número 52 na prova amarela, 58 na branca, 88 na rosa e 60 na azul.
Apesar de ser o gabarito, ainda não é possível calcular a nota, pois a correção do Enem usa a metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui valor a cada questão conforme o índice de acertos. Sendo assim, as questões são divididas entre fácil, médio e difícil, de acordo com a quantidade de acertos, ou seja, quanto mais participantes acertam uma questão, menos ela vale.
Provas
No primeiro dia desta segunda aplicação do Enem 2016, os estudantes responderam 90 questões objetivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No dia seguinte, além de outras 90 questões sobre Matemática e Linguagens e Códigos, os candidatos tiveram que elaborar uma redação com o tema "Caminhos para Combater o racismo no Brasil".
Segundo o Inep, a abstenção foi de 39,7% no primeiro dia e de 41,4% no segundo dia de provas. No exame aplicado nos dias 5 e 6 de novembro, o índice de abstenção ficou em 30%. Assim, considerando as duas aplicações, dos 8.627.195 inscritos, 6.005.607 fizeram as provas do Enem 2016.
Nova aplicação
Uma nova realização do Enem 2016 foi necessária por que durante a primeira aplicação, nos dias 5 e 6 novembro, 404 escolas, que sediariam as provas, estavam ocupadas por manifestantes. O movimento protesta contra a nova reforma do ensino médio e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos.
Assim, mais de 270 mil estudantes de 20 estados e do Distrito Federal ficaram impossibilitados de realizar as provas. Outros 4.133 inscritos tiveram as provas adiadas por problemas ocorridos na primeira aplicação, como falta de energia, por exemplo.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nova prova não prejudicará a divulgação do resultado do Enem 2016, previsto para do dia 19 de janeiro. Dessa forma, ficam mantidos os calendários dos programas que dele dependem como o Fies, SiSU e ProUni.