Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Enem deve ser reestruturado para as próximas edições

Enem deve ser reestruturado para as próximas edições

O objetivo seria uma adaptação aos moldes propostos pela reforma do ensino médio.

Publicado por Rafael Batista
05/12/2016 12h19

A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminou neste domingo e, durante a coletiva de imprensa para divulgar o balanço das provas, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que o exame deve passar por profundas mudanças. No entanto, o ministro adiantou que deve realizar uma consulta publica para discutir as mudanças.

De acordo com Mendonça Filho, ainda não é possível antecipar quais discussões serão colocadas em pauta durante essa consulta. A intenção é provocar um debate que ajude nas futuras decisões que forem tomadas referentes ao Enem.

No final de novembro, a Presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, disse que treineiros e estudantes que buscam certificação de ensino médio podem não mais participar do Enem. A justifica para essa decisão é de que o exame não foi pensado com esse objetivo.

Além disso, novas mudanças estão previstas para que Enem se adapte ao novo modelo de ensino médio, proposto pela Medida Provisória (MP) 746/2016. No entanto, por meio de nota, o Inep informou que “as informações são apenas propostas apresentadas a especialistas da área de Educação por autoridades do Inep e do MEC e que permanecem em fase de estudo e elaboração pelo corpo técnico e gestores desses órgãos”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nova aplicação

Uma nova prova do Enem 2016 precisou ser aplicada por causa das ocupações de estudantes em prédios públicos. Durante a primeira realização das provas, nos dias 5 e 6 de novembro, 404 escolas, que sediariam as provas, de 20 estados mais o Distrito Federal estavam ocupadas por manifestantes. O movimento protesta contra a nova reforma do ensino médio e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que congela os investimentos na educação por 20 anos.

Na divulgação do balanço das provas, Maria Inês Fini, pontuou que os gastos com a nova aplicação ultrapassaram R$ 10 milhões. O Ministério da Educação (MEC) afirmou que os dados serão encaminhados à Advocacia-Geral da União (AGU) para serem usados, caso o governo resolva processar os responsáveis pelas ocupações.

Ainda de acordo com o MEC, a nova aplicação não prejudicará a divulgação do resultado do Enem 2016, previsto para do dia 19 de janeiro, bem como os programas que dele dependem como o Fies, SiSU e ProUni. Os gastos com a nova aplicação chegam a R$ 10,5 milhões.

Veja também

MEC divulga datas de inscrições do SiSU, ProUni e Fies do 1º semestre de 2022
Programas oferecem vagas em instituições de ensino superiores. Para participar, é necessário ter feito o Enem.

IFSuldeMinas solta resultado do Vestibular 2022/1
O resultado preliminar saiu no dia 10 de janeiro e teve os dias 12 e 13 seguintes para recursos. Este já é o resultado final.

Inscrições para a 3ª etapa do PAS 2020 da UFLA são recebidas
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e o resultado será disponibilizado no dia 27 de janeiro.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest encerram com abstenção de 7,9%
O resultado final do Vestibular 2022 da Fuvest é esperado para 11 de fevereiro. Outras duas chamadas regulares estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 07 de março. 

Reaplicação Enem 2021: menos de 30% dos inscritos comparecem às provas
Ao todo, 338.419 estudantes se inscreveram para realizar as provas, mas 70% não se apresentaram

IFG divulga resultado do Vestibular 2022/1
O resultado divulgado é o preliminar e ainda cabe recursos. O resultado final é esperado para o dia 20 de janeiro.

UFU libera 2ª chamada do Vestibular 2022/1
Convocados devem se matricular de hoje até a próxima quarta-feira, 19 de janeiro

"As diferentes faces do riso" foi o tema da redação do Vestibular 2022 da Fuvest
Professores do Pré-vestibular Oficina do Estudante, em Campinas-SP, analisaram as provas aplicadas no primeiro dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2022.

Unitins disponibiliza resultado do Vestibular 2022/1
As provas foram  aplicadas das 14h15 às 19h15 nas cidades de Araguatins, Araguaína, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. 

Unespar encerra prazo de inscrições do seu Vestibular Especial 2022
Esta edição especial oferta vagas remanescentes do processo seletivo de ingresso anterior que, em razão da pandemia de Covid-19, aconteceu por meio da nota do Enem e de vestibulares anteriores da Unespar

Inscrições para o Vestibular 2022 da UFGD foram prorrogadas
Processo seletivo oferece 962 vagas em 33 cursos de graduação. Provas serão aplicadas em março.

É hoje o 2º dia de provas da reaplicação do Enem 2021
Neste domingo os participantes deverão responder a prova de Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.