O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta terça-feira, 7 de março, o resultado da primeira edição de 2023 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os aprovados terão bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares.
Resultado ProUni 2023/1
Conforme o calendário divulgado pelo órgão, os estudantes pré-selecionados com a bolsa de estudo precisam confirmar os dados apresentados no momento da inscrição até o dia 16 de março nas instituições de ensino de oferta da vaga.
A previsão é que a segunda chamada do ProUni 2023/1 seja divulgada no dia 21 de março. Nesse caso, os candidatos aprovados devem mostrar as informações até o dia 30 de março.
Quem não foi convocado na duas primeiras chamada poderá participar da lista de espera. Para isso, será necessário manifestar interesse na vaga nos dias 5 e 6 de abril. O resultado será informado no dia 10 de abril.
Leia também: entenda como funciona o ProUni 2023/1
ProUni 2023/1
Somente puderam se inscrever no ProUni estudantes que fizeram o Enem 2021 ou Enem 2022 e tiveram média geral de 450 em todas as provas do exame educacional. Também não foi permitido ter zerado a redação.
O ProUni 2023/1 ofereceu com 288.112 bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições particulares de ensino de todo o país. Desse total, 209.758 são bolsas integrais e 78.354 bolsas parciais.
Para se inscrever no ProUni, o estudante precisou comprovar renda de familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo (bolsa integral) e renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários-mínimos por pessoa (bolsa parcial).
Além disso, para concorrer à bolsa de estudo do ProUni os candidatos precisavam se encaixar nas seguintes situações:
1) Tenham cursado:
-
Ensino médio integralmente em escola da rede pública;
-
Ensino médio integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
-
Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
-
Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista;
-
Ensino médio integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
2) Ser pessoa com deficiência;
3) Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Para mais informações acesse o Edital do ProUni.