O Ministério da Educação (MEC) informou na última quarta-feira, dia 18 de fevereiro, que apenas 7,7% dos estudantes que solicitaram a Certificação do Ensino Médio pelo Enem 2016 alcançaram a nota mínima necessária. A divulgação aconteceu um dia após ser anunciado que o exame deixaria de ser usado para tal finalidade.
Além dessa estatística, que diz respeito a aplicação regular do Enem, o MEC informou que, dos privados de liberdade que solicitaram a certificação, apenas 6,7% conseguiram a nota. Até então era preciso alcançar, no mínimo, 450 pontos em todas áreas e 500 pontos na Redação para ser certificado no ensino médio.
Resultado do Enem 2016 já está disponível
Desde 2009, os candidatos maiores de 18 anos podiam solicitar a Certificação do Ensino Médio, no ato da inscrição para o Enem. Para isso era necessário indicar uma instituição que, após o resultado, emitia o certificado ou declaração de proficiência.
Novidades
Para a edição de 2017, o Enem não será mais usado para obter a certificação. Segundo a Presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, o método não é eficiente, a julgar pelos resultados. A proposta do MEC é que a certificação do ensino médio pelo Enem volte a ser realizada pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como era até 2009.
Além disso, foi aberta uma consulta pública para que a população opine sobre como deve ser aplicado o Enem. Os interessados podem opinar até dia 10 de fevereiro.