A partir deste ano, estudantes do ensino médio não poderão usar mais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para obter o certificado de ensino médio. A declaração foi feita pelo ministro da educação, Mendonça Filho, nesta terça-feira, 17 de janeiro.
Segundo o ministro, o Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio e sim como instrumento de acesso ao ensino superior. Ele afirma “…termina exigindo de um jovem ou de adulto que queira a certificação no ensino médio mais do que seria necessário, é uma imposição de um ônus, de ter que ter um conhecimento a mais, para aqueles que só querem ter uma certificação no Ensino Médio".
A proposta do Ministério da Educação (MEC) é que a certificação do ensino médio pelo Enem volte a ser realizada pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), como era até 2009.
Conforme o ministro, a oficialização da informação deve ocorrer amanhã (18), quando o MEC deve realizar entrevista coletiva sobre a consulta pública e o resultado do Enem 2016.
Entenda o caso
A possibilidade de não usar o Enem para certificação do ensino médio já tinha sido lançada em novembro do ano passado pela presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.
Na época, a presidente declarou que o exame educacional não foi preparado para fazer esse tipo de avaliação. Ela destacou ainda que dos 990 mil candidatos que fizeram o Enem com a intenção de obter a certificação, apenas 74 mil alcançaram o objetivo. Confira mais detalhes.
*Com informações da Agência Brasil