Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Minas Gerais é o estado com a maior oferta de vagas no SiSU 2014/1

Minas Gerais é o estado com a maior oferta de vagas no SiSU 2014/1

E até o momento, a Universidade Federal do Ceará (UFC) lidera a lista das dez instituições mais procuradas, com mais de 211 mil inscritos.

Publicado por Érica Caetano
09/01/2014 11h12 , atualizado em 10/01/2014 07h49

O estado de Minas Gerais é o que oferece o maior número de vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2014/1, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, a oferta é de 20.029 vagas em instituições de ensino superior. Os estados do Rio de Janeiro e Bahia vêm em seguida, com 16.740 e 12.459 vagas, respectivamente. 

Até o momento, a Universidade Federal do Ceará (UFC) lidera a lista das dez instituições mais procuradas, com mais de 211 mil inscritos. Em seu primeiro ano no sistema, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está em segundo lugar, com cerca de 156 mil, seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 13,8 mil, e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pouco mais de 13 mil. E a instituição que está ofertando o maior número de vagas é a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.555 vagas.

Os interessados podem se inscrever até amanhã, dia 10. Para participar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 sem ter zerado a redação. No ato da inscrição é preciso ter em mãos o número de inscrição do Exame. O candidato tem a opção de selecionar até duas opções de cursos, entretanto, é necessário especificar a ordem de preferência, o turno e o nome da instituição.

Além disso, é necessário escolher a modalidade de concorrência ao qual o aluno prefere concorrer, deixando claro se deseja optar pela concorrência de cotas ou não. Durante o período de inscrições o candidato poderá acompanhar a sua classificação parcial e notas de corte. Das vagas oferecidas, 44% são reservadas para ações afirmativas.

Inscreva-se agora

As notas de corte e a classificação parcial dos inscritos estão sendo divulgadas on-line diariamente durante o prazo de inscrições para que o candidato possa ir acompanhando. As novas notas de corte já foram divulgada no site do Sistema na madrugada de hoje.

Até as 18h de ontem, o número de inscritos no SiSU 2014/1 era de 2.004.110. O montante é maior do que o total de inscrições na primeira edição do Sistema em 2013, onde foram 1.949.958 inscritos. Já o total de inscrições até a última divulgação está em 3.887.360, por conta de cada candidato poder fazer até duas opções de cursos. O volume de inscritos representa cerca de 40% dos mais de 5 milhões de estudantes que fizeram o Enem em 2013.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para esta edição, estão sendo ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições de ensino superior. O número é maior do que a oferta da 1ª edição de 2013, quando foram disponibilizadas 129.279 vagas distribuídas entre 3.751 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, em 101 instituições públicas de ensino superior. 

Este ano, o percentual nas universidades federais é de 41,7% enquanto nos institutos federais o número chega a 45,4%. Até o momento, a maior concorrência está entre os cotistas. Administração (221.650), Direito (194.491) e Medicina (181.864) continuam sendo os cursos com os maiores números de inscrições. Além disso, Medicina segue como o curso mais concorrido com 62 candidatos por vaga. 

Cronograma

Os selecionados para a primeira chamada do SiSU 2014/1 serão conhecidos em 13 de janeiro. Eles devem efetuar matrícula nas instituições entre os dias 17 e 21 seguintes. Os aprovados na primeira opção de curso que não realizarem o registro acadêmico serão eliminados do Sistema. Já quem for selecionado para a segunda opção de curso, podem escolher não fazer matrícula, para esperar a convocação na primeira escolha.

A segunda chamada está prevista para o dia 27 deste mês, com matrículas para os dias 31 de janeiro a 04 de fevereiro. Candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas pode solicitar inclusão em lista de espera entre os dias 27 de janeiro e 07 de fevereiro -  para aqueles que não forem aprovados na 1ª opção de curso. No dia 11 de fevereiro será feita a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições, que ficará encarregada das chamadas posteriores.

Veja também

UERJ divulga obras literárias do Vestibular 2026
Estudantes terão que ler livros para as duas etapas do processo seletivo
Fies 2025: saiba quando sai o resultado da primeira edição do programa
Ministério da Educação (MEC) disponibilizou mais de 67 mil vagas para o primeiro semestre do Fies 2025
Inscrição do Fies 2025 encerra hoje (7)
Programa oferece mais de 100 mil financiamentos em universidades particulares de todo o Brasil
Isenção do vestibular 2025/2 da UECE encerra hoje (7)
Será possível solicitar a isenção da taxa no vestibular 2025/2 da UECE até às 17h.
Fies 2025: inscrições para o programa terminam nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 67 mil vagas na primeira edição do Fies 2025
Unemat solta resultado do Vestibular 2025/1
Processo seletivo ofertou mais de 2,5 mil vagas. Cursos são ministrados em várias cidades do Mato Grosso
Olimpíada de Literatura 2025: inscrições abertas para provas sobre obras literárias
Provas da Olimpíada de Literatura 2025 acontecem no formato online em diferentes categorias e para várias idades
UFVJM (MG) abre inscrição do Vestibular 2025/2
Processo seletivo de universidade mineira oferece 649 vagas nos quatro campi da universidade.
Univesp abre inscrição para mais de 22 mil vagas no Vestibular 2025
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferece graduações gratuitas a distância
Fies 2025: veja vagas e notas de corte de Medicina
Curso costuma ser o mais procurado do programa do MEC, mas oferece poucas vagas
UFMG terá vestibular seriado a partir de 2025
Universidade afirma que 30% das vagas serão para ingresso por esse modelo
Inscrições para a OBMEP 2025 estão abertas
Escolas públicas e particulares podem participar da OBMEP 2025