A Universidade Estadual Paulista (Unesp) anunciou nesta terça-feira, 17 de novembro, que o número de candidatos aprovados negros que fizeram matrículas nos últimos dez vestibulares aumentou 89%. Os dados constam no relatório elaborado pela Vunesp, organizadora dos vestibulares da instituição paulista.
=>Unesp 2010: 949 negros ou 15% dos matriculados daquele ano
=>Unesp 2020: 1.798 negros ou 24% dos calouros do ano em questão
O superintendente acadêmico da Fundação Vunesp, Renato Eugênio da Silva Diniz, explica que o aumento significativo de candidatos pretos e pardos matriculados ao longo da década é importante para a universidade e tem fundamental participação do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, implantado para o ingresso em 2014.
O vestibular da Unesp é um dos mais concorridos do país. A instituição é pioneira entre as três universidades estaduais paulistas no sistema de reserva de vagas para egressos de escolas públicas e para Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI). Em 2018, metade dos ingressantes foi oriunda da rede pública.
Leia também: a história do sistema de cotas no Brasil
Os candidatos se autodeclaram Pretos, Pardos ou Indígenas no momento da inscrição no processo seletivo. A Vunesp afirma que a comprovação da veracidade das autodeclarações pode ser realizada a qualquer tempo, por provocação ou por iniciativa própria da administração.
Vestibular 2021
O processo seletivo oferta 7.630 vagas. Veja abaixo a distribuição:
- 3.801 vagas: ampla concorrência
- 50% das vagas (3.829): Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP)
- 17,6% do SRVEBP: autodeclarados pretos, pardos e indígenas formados no ensino médio público
O prazo de inscrições para o Vestibular 2021 da Unesp segue aberto até o dia 27 de novembro. O valor da taxa é de R$ 170. A primeira fase ocorrerá nos dias 30 e 31 de janeiro de 2021. Já a segunda etapa, no dia 28 de fevereiro.
Para mais informações, acesse o site da Vunesp.