A menos de dois dias do início da maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, os participantes não só devem se preocupar com o que levar e não levar nos dias das provas, mas também em ter uma alimentação adequada e, por consequência, melhor rendimento. Os testes serão aplicados neste sábado e domingo, 24 e 25 de outubro.
Para a nutricionista Luna Azevedo, do Rio de Janeiro, os cuidados com a alimentação devem começar um dia antes do Enem. Além de dormir bem e comer de três em três horas, ela recomenda que o candidato evite alimentos pesados e que podem causar gases, como repolho, brócolis, feijoada e couve-flor.
No dia do Enem
Um exemplo de composição ideal para o café da manhã do dia das provas, de acordo com a profissional, é o combo frutas, como a banana, que provoca bem-estar e relaxamento, mel, que, por ter frutose, fornece energia e aumento da atividade cerebral, e aveia, fibra que oferece sensação de saciedade.
Banana com mel e aveia é um exemplo de café da manhã ideal para dia do Enem
Para o almoço, Luna aconselha uma refeição rica em ferro, proteína e fósforo. “Encontrado em alimentos como feijão e vegetais verde-escuros (espinafre e ervilha, por exemplo), o ferro oxigena o cérebro, fortalecendo a parte metabólica e energética. Já o fósforo, encontrado no ovo e leguminosas, melhora a memória e auxilia na comunicação dos neurônios.Também é importante ter uma proteína, pois ela dá energia. Porém, recomendo evitar a carne vermelha, pois ela é pesada e tem digestão demorada”, explica.
Com a intenção de aumentar a concentração, antes do Enem os participantes podem ingerir bebidas com cafeína, como café preto sem leite, chá-mate com pouco açúcar, chimarrão e guaraná em pó. Contudo, a nutricionista faz um alerta. “Quem não está acostumado com a cafeína deve evitá-la. A recomendação é não mudar muito a dieta nos dias dos testes para o organismo não estranhar os alimentos”.
Café somente é recomendado para quem tem o hábito de consumi-lo
No momento das provas
Segundo a profissional, levar uma garrafa de água é fundamental para não ficar desidratado durante o Enem, pois a desidratação diminui a concentração. No momento das provas, os alimentos abaixo também são uma boa pedida, de acordo com Luna:
-Castanhas: podem ser do pará ou de caju. Amendoim ou semente de abóbora também são boas opções;
-Chocolate: deve conter 50% de cacau ou mais;
-Sanduíche: dar preferência a recheios de atum, sardinha ou salmão, que possuem Omega 3. Para os vegatarianos, a sugestão é recheio de abacate;
-Bebidas: pode ser a mesma que o candidato tomou antes das provas, como café, mate ou suco de guaraná.
Castanha de caju é uma boa opção para comer durante as provas
As castanhas são indicadas pela nutricionista porque melhoram a concentração e a memória e neutralizam o estresse. Já os alimentos ricos em ômega 3 são boas opções por favorecer a comunicação entre os neurônios e aprimorar a concentração. “Por fim, o chocolate, feito de cacau, dá sensação de relaxamento, prazer e bem-estar, o que é fundamental para manter a calma durante as provas”, afirma ela.
Por Adriano Lesme e Silvia Tancredi