No último final de semana, dias 17 e 18 de outubro, teve início o horário de verão. Com isso, na madrugada de sábado para domingo, o relógio teve que ser adiantado em uma hora na maioria dos estados brasileiros, além do Distrito Federal. A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece neste final de semana, dias 24 e 25, segue o horário de Brasília. No entanto, algumas localidades podem ter horários diferentes e o candidato deve ficar atento a isso para não encontrar os portões fechados e assim perder o horário dos exames.
As provas do Enem 2015 estão agendadas de acontecerem das 13h30 às 18h no primeiro dia, e das 13h30 às 19h no segundo. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. Uma das novidades desta edição é que haverá prazo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas (13h30), todos horários acima conforme o de Brasília.
Estados com e sem horário de verão
Os estados que seguem o horário de Brasília e terão o funcionamento de aplicação estipulado acima são o de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, claro, Distrito Federal.
Já nos estados onde não há horário de verão, o acesso aos portões dos locais de prova deverá ser feito entre às 11h e 12h, conforme horário local, com início dos exames às 12h30. Fazem parte os estados do Tocantins, Maranhão, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses dois últimos inclusive, os horários já possuem diferença de uma hora a menos em relação do Distrito Federal. Com isso, eles continuam com esta diferença mesmo durante o horário de verão.
Demais horários
Em alguns estados o fuso horário local, após o início do horário de verão, permanece com duas horas a menos que Brasília. É o caso do Amazonas, Rondônia e Roraima. Nestas localidades, a abertura dos portões dos locais de aplicação do Enem será realizada às 10h e o fechamento às 11h, com o início das provas às 11h30.
Por fim, no Acre, que é o único estado brasileiro no qual o fuso horário está com três horas a menos, os portões ficarão abertos das 09h às 10h e o início das provas ocorrerá às 10h30.
Para que nenhum participante fique em dúvida e corra o risco de perder as provas do Enem 2015, o Super Vestibular separou os horários locais de fechamento de portões por estado. Confira!
*Locais onde os portões de acesso serão fechados pontualmente às 13h (conforme hora local):
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
*Locais onde os portões de acesso serão fechados pontualmente às 12h (conforme hora local):
- Tocantins;
- Maranhão;
- Alagoas;
- Amapá;
- Bahia;
- Ceará;
- Pará;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio Grande do Norte;
- Sergipe;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul.
*Locais onde os portões de acesso serão fechados pontualmente às 11h (conforme hora local):
- Amazonas;
- Rondônia;
- Roraima.
*Locais onde os portões de acesso serão fechados pontualmente às 10h (conforme hora local):
- Acre.
Sabatistas
Os mais de 66 mil candidatos sabatistas inscritos no Enem deverão chegar aos locais destinados as provas com antecedência, como os demais participantes, conforme os horários de seus respectivos estados. O que os difere está relacionado ao horário que responderão as questões que constituem o Exame.
Por questões religiosas, os mesmos só poderão iniciar os testes do sábado às 19h do horário local. É o caso dos estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nos demais estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começará às 19h, conforme o horário de Brasília. No domingo, eles fazem as provas no horário normal.
Os participantes nesta condição não poderão realizar qualquer espécie de consulta, de comunicação ou de manifestação, do momento de ingresso na sala de provas até o término do exame. Estes candidatos guardam o sábado por convicção religiosa, ou seja, só trabalham ou estudam após o pôr do sol. São os casos de inscritos pertencentes a religião adventista e ainda judeus.
Provas
No primeiro dia do Enem serão aplicados testes com 90 questões objetivas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo, das 13h30 às 19h será a vez de confeccionar uma Redação, e responder a mais 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos.
Confira seu Cartão de Confirmação do Enem 2015
A previsão é que o resultado do Enem 2015 saia em janeiro de 2016. Com as notas em mãos, os candidatos podem concorrer às vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Também podem participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).