Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação

Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação

A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Publicado por Érica Caetano
11/11/2019 08h30 , atualizado em 11/11/2019 13h11
Os critérios para a reaplicação do Enem foram passados durante a coletiva. Crédito da Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Os critérios para a reaplicação do Enem foram passados durante a coletiva. Crédito da Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Crédito da Imagem: Antônio Cruz/Agência Brasil

Os participantes que foram prejudicados por questões referentes a logísticas na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que aconteceram nos dias 03 e 10 de novembro, poderão solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira, 11 de novembro. O prazo vai até o dia 18 deste mês.

Acesse a Página do Participante

A solicitação da reaplicação poderá ser feita através do canal que o Inep desenvolveu pela Página do Participante. Vale lembrar que a solicitação não significa direito à reaplicação, já que os casos serão analisados, individualmente, pela Comissão de Demandas do Inep. Não é qualquer acontecimento que pode ser considerado problema logístico. 

Para o Inep, problemas logísticos são casos excepcionais, como desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), estrutura imprópria do local de prova ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que cause comprovado prejuízo ao participante.


Quando será a reaplicação?

A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

As provas seguem o mesmo modelo do exame regular: 180 questões distribuídas igualmente por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O participante fará as provas somente do dia em que foi prejudicado, não sendo necessária a presença nos dois dias da reaplicação (exceto os casos de pessoas que perderam os dois domingos do Enem por problemas logísticos).

Enem 2019

No primeiro dia do Enem 2019 foram aplicadas as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e uma Redação com o tema "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões estiveram presentes no primeiro dia do exame.

O Inep deu continuidade ao Enem 2019 ontem, onde os participantes fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática. 

Em coletiva de imprensa realizada neste domingo, logo após o fim da aplicação de provas, o Ministério da Educação (MEC) informou que os números passados pelos aplicadores era de 3.709.809 presentes, uma abstenção de 27,19% dos 5,1 milhões de inscritos. Os dados podem ser atualizados em breve.

O gabarito oficial do Enem 2019 sairá na próxima quarta-feira, 13 de novembro. Já o resultado do exame é esperado para janeiro de 2020.

Correção Comentada

A correção comentada dos dois dias do Enem 2019 já está disponível no Super Vestibular. Ela foi realizada em parceria com o Oficina do Estudante. 

Mais informações sobre o Enem 2019 estão disponíveis nesta página.

Veja também

Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010
MEC divulga resultado do ProUni do 2º semestre de 2024
Estudantes convocados devem comprovar os dados de hoje até 14 de agosto na universidade de oferta da bolsa de estudo
MEC encerra inscrição do ProUni do 2º semestre de 2024
Programa Universidade para Todos oferece mais de 240 mil bolsas de estudo em todo o Brasil
Inscrição para o ProUni do segundo semestre de 2024 está aberta
Há concessão de bolsas parciais (50%) e integrais (100%)
MEC libera edital e datas do ProUni do 2º semestre de 2024
Inscrição para Programa Universidade para Todos começa dia 23 de julho