As provas do primeiro dia do Enem 2019 acabaram de ser aplicadas às 19h de hoje, 3 de novembro. O maior exame educacional brasileiro foi realizado em 10.133 locais, em 1.727 municípios brasileiros. Estima-se que mais de 5,1 milhões de estudantes fizeram as provas.
Os inscritos responderam 90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas tecnologia (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema da redação do Enem 2019. Os estudantes precisavam produzir uma redação dissertativo-argumentativa sobre o assunto, desenvolvendo proposta de intervenção para o tema-problema. No Enem 2018, "Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet" foi o tema.
Confira como é corrigida a redação do Enem!
Segundo o professor o diretor do Colégio Oficina do Estudante e professor de Língua Portuguesa, os alunos devem ter facilidade para dissertar sobre o assunto, uma vez que ele é acessível, adequado e interessante.
"Seja um aluno que pertence a uma classe social mais elavada, que frequenta cinemas, seja um aluno que não faz isso porque não tem recursos, eles são usuários do Netflix, do YouTube e, portanto, mesmo pensando neste recorte de renda, todos alunos vão ter facilidade de dialogar com a proposta", acredita.
Correção comentada
O Mundo Educação, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante, fará a correção comentada do Enem 2019 gratuita em breve!
Ao ler a correção comentada do Enem 2019, o estudante poderá ter ideia de quantas questões acertou no exame. Vale destacar que o gabarito oficial do Inep somente será divulgado no dia 13 de novembro.
Segundo dia do Enem 2019
As provas do segundo dia do Enem 2019 serão aplicadas no próximo domingo, 10 de novembro, nos mesmos locais de prova. Nesse dia, as provas vão começar às 13h30 e terminar mais cedo, às 18h30.
Na ocasião, os estudantes deverão responder mais 90 questões objetivas; desta vez 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia).
Leia também: como controlar a ansiedade às vésperas das provas
Resultado
A previsão é que os gabaritos do Enem 2019 sejam divulgados no dia 13 de novembro. Já as notas devem sair em janeiro.
O desempenho no Enem pode ser usado para ingressar em programas de acesso ao ensino superior como SiSU, ProUni e Fies; fazer vestibulares; estudar em Portugal, entre outros.