A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) deu início nesta terça-feira, 11 de maio, ao prazo para pedidos de isenção da taxa da Seleção Seriada (SASI) 2020. Interessados em participar podem se inscrever até o dia 27 deste mês.
Podem solicitar isenção total estudantes que estejam matriculados ou que tenham feito todo o ensino médio em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares e que atendam a um dos critérios:
- Inscritos no CadÚnico com o Número de Identificação Social (NIS) (desde que atualizado)
- Renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família
Também será possível ter isenção parcial, ou seja, de 50% do valor, para aqueles que sejam de escola pública, independente da renda familiar.
O resultado preliminar dos pedidos de isenção está previsto de sair no dia 15 de junho e recursos serão recebidos nos dias 16 e 17 seguintes. O resultado final é esperado para 22 de junho.
SASI 2020
Devido a pandemia de Covid-19, não houve realização da SASI em 2020, que foi transferida para 2021. As inscrições serão recebidas de 22 de junho a 13 de julho. É preciso considerar antes de se inscrever em que seré o estudante estava matriculado em 2020.
Podem participar do SASI 1 estudantes do 1º ano do ensino médio em 2020; do SASI 2 estudantes do 2º ano do ensino médio em 2020 e do SASI 3, estudantes do 3º ano do ensino médio em 2020.
Estudantes que estiverem matriculados no 1º ano do ensino médio em 2021 terão que esperar a abertura da SASI 2021 para que possam se inscrever.
Já os candidatos da terceira etapa da SASI serão avaliados pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O resultado poderá ser acessado a partir de 08 de setembro.
Em relação as primeiras fases da SASI, as provas acontecem em 12 de setembro. O extrato com as notas dos candidatos estará disponível para consulta a partir de 20 de outubro, pontuação que será acumulada para a etapa seguinte.
Oportunidades
Estão sendo oferecidas pela UFVJM 594 vagas na SASI 2020. Desse total, metade são para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Elas destinam-se para as cidades de Diamantina, Teófilo Otoni, Janaúba e Unaí, em Minas Gerais.
Outros detalhes estão disponíveis nos Editais.