Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Vestibulares
  3. Vestibular da UFVJM

Vestibular da UFVJM

UFVJM possui um vestibular seriado, a Sasi, e também participa das duas edições do SiSU.

Publicado por Lorraine Vilela Campos

Agenda

Nenhum evento encontrado

Provas

101 downloads realizados
183 downloads realizados
256 downloads realizados

Vestibular

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais, tem como forma de ingresso em 50% das vagas de seus cursos presenciais de graduação a Seleção Seriada (Sasi). A outra metade das oportunidades destina-se ao ingresso pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU). 

A Sasi é um vestibular seriado em que o estudante faz provas durante os três anos do ensino médio, conforme o conteúdo da série em que está matriculado. Somente ao fim do terceiro ano é que se utiliza a média obtida pelo candidato para que haja o preenchimento das vagas da UFVJM.

A UFVJM utiliza a Sasi para o preenchimento de aproximadamente 640 vagas com início no primeiro semestre letivo. As oportunidades são para as unidades de Diamantina, Janaúba, Mucuri (em Teófilo Otoni) e Unaí.

Cotas na UFVJM

A UFVJM utiliza o Sistema de Cotas na Sasi e no SiSU. A universidade reserva 50% das oportunidades de cada seleção para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. As vagas para cotistas se subdividem em diversas categorias de candidatos como renda e etnia. 

Inscrição

As inscrições da Sasi são recebidas em agosto e setembro, pela internet. Os candidatos precisam ter CPF e identidade próprios para se cadastrarem. Além dos dados pessoais e de escolaridade, os participantes precisam indicar opção de língua estrangeira e cidade para realização das provas. 

Somente na terceira etapa é que os candidatos da Sasi farão a escolha pelo curso, modalidade de concorrência e cidade da graduação. 

A inscrição na Sasi só é confirmada após o pagamento da taxa. A última edição da seleção teve taxa de R$ 115 para cada uma das etapas, valor que pode ser reajustado nos próximos anos. 

Isenção da taxa

A isenção de 100% da taxa pode ser solicitada por estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que estejam inscritos no CadÚnico, além de terem renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. 

A UFVJM também concede desconto de 50% no valor da taxa para estudantes que estejam matriculados ou fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, independente da renda familiar.

A solicitação da isenção é feita no mês de junho. O candidato precisa preencher um formulário disponível no site da UFVJM e enviar a documentação que comprove o direito ao benefício para a Coordenação de Processos Seletivos (Copese). 

Provas

Os candidatos passam por provas objetivas nas duas primeiras etapas da seleção, já a avaliação da Sasi 3 é feita pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Baixe as provas anteriores da Sasi UFVJM

A seleção é realizada em um domingo de novembro para as duas etapas, o que muda é o horário de realização. A Sasi 2 dá início ao dia de provas às 8h e conta com a avaliação até as 12h, já para a Sasi 1 o processo seletivo vai das 15h às 19h.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas são compostas por 45 questões objetivas distribuídas por quatro blocos:

  • Bloco I - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física: 15 questões
  • Bloco II - Matemática e suas Tecnologias: 10 questões
  • Bloco III - História e Geografia: 10 questões
  • Bloco IV - Química, Física e Biologia: 10 questões

As provas da Sasi são realizadas nas cidades de Águas Formosas, Almenara, Araçuaí, Arinos, Capelinha, Carlos Chagas, Conceição do Mato Dentro, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Ipatinga, Itamarandiba, Itaobim, Janaúba, Januária, Malacacheta, Minas Novas, Montes Claros, Nanuque, Padre Paraíso, Serro, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Turmalina e Unaí. 

O resultado da terceira etapa da Sasi, contando com a primeira chamada para o preenchimento de vagas, é realizada até o 20º dia útil após a divulgação das notas do Enem. 

Já as notas da Sasi 1 e 2 é liberada para os alunos em março, pontuação que se acumula para a fase posterior. 

SiSU na UFVJM

O SiSU é um sistema de seleção do Ministério da Educação (MEC), totalmente digital e que utiliza somente as notas do Enem como forma de avaliação dos candidatos às vagas de instituições públicas de ensino superior. 

A UFVJM utiliza o SiSU para preenchimento de 50% das vagas presenciais do primeiro semestre. Já no segundo semestre o sistema é a única forma de ingresso na instituição. 

As inscrições do SiSU são realizadas no início de cada semestre, geralmente em janeiro e julho, gratuitamente. 

Vestibular EaD

A UFVJM oferece também cursos a distância e o ingresso é feito pelo Vestibular EaD. A seleção dá aos candidatos a oportunidade de escolherem entre provas e aproveitamento das notas do Enem. 

As inscrições do Vestibular EaD são realizadas nos meses de fevereiro e março de cada ano, pelo site da Copese/UFVJM. O ingresso via Enem é gratuito, já a seleção por provas tem taxa de R$ 105, mas inscritos no CadÚnico têm direito a pedir desconto de 50%. 

As provas do Vestibular EaD são realizadas em um domingo de abril, das 8h às 13h, nas cidades Águas Formosas, Almenara, Araçuaí, Capelinha, Cristália, Divinolândia de Minas, Francisco Sá, Itamarandiba, Januária, Minas Novas, Padre Paraíso, Papagaios, Taiobeiras, Teófilo Otoni e Turmalina. 

A seleção é composta por uma redação e 45 questões objetivas distribuídas assim:

  • Bloco I - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física: 15 questões
  • Bloco II - Matemática e suas Tecnologias: 10 questões
  • Bloco III - História e Geografia: 10 questões
  • Bloco IV - Química, Física e Biologia: 10 questões

A oferta para cursos a distância é de 650 vagas, sendo a metade para o Sistema de Cotas (estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas). As oportunidades do Vestibular EaD se dividem em 50% para provas próprias e 50% para o Enem.

Os polos EaD da UFVJM estão localizados nas cidades de Almenara, Araçuaí, Divinolândia de Minas, Itamarandiba, Januária, Minas Novas, Taiobeiras, Teófilo Otoni, Águas Formosas, Mantena, Padre Paraíso, Capelinha, Cristália, Francisco Sá, Papagaio e Turmalina.

Veja também

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.

IME divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Candidatos fizeram as provas dia 11 de outubro em 18 cidades brasileiras. Próxima etapa começa em 26 de outubro.

UFVJM, em Minas Gerais, adia cronograma do SASI 2020
Instituição decidiu realizar provas posteriormente em razão da pandemia do coronavírus

Minas Gerais: UFJF abre inscrições para Vestibular EaD 2020
Processo seletivo oferece 440 vagas nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Computação

UVPR prorroga inscrições do Vestibular EaD 2020
Os interessados em participar devem se inscrever exclusivamente pela internet até dia 5 de novembro

Edital do Vestibular 2020/2021 da UFPR é publicado
Provas somente serão aplicadas no ano que vem, nos meses de fevereiro e abril

PUC-SP está com inscrições abertas para Vestibular de Verão 2021
Processo seletivo ocorrerá no dia 6 de dezembro. Provas serão aplicadas pela internet.

Unifesp recebe inscrições do Vestibular Misto 2021
O Vestibular Misto é exclusivo para aqueles que tenham feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que as provas serão utilizadas pela Unifesp como parte da seleção.

UECE encerra inscrições do Vestibular 2020/2
O segundo período de inscrições do Vestibular 2020/2 veio após a definição diante do quadro da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Aqueles candidatos que já se inscreveram no Vestibular e não puderem pagar a taxa de inscrição, poderão gerar novo boleto e efetuar o pagamento.

Inscrições do Vestibular 2021 da Unimep (SP) são recebidas
Estão sendo oferecidas oportunidades em 43 cursos presenciais e 32 de ensino a distância (EaD). As vagas são para as cidades de Lins, Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste.