Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Polícia Civil faz operação para investigar fraudes no Enem e vestibulares

Polícia Civil faz operação para investigar fraudes no Enem e vestibulares

Grupo investigado é suspeito de fraudar provas em Goiás e no Distrito Federal.

Publicado por Lorraine Vilela Campos
30/10/2017 13h50 , atualizado em 30/10/2017 14h21

Grupo suspeito de fraudar concursos públicos no Brasil, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é alvo de investigação das polícias civis do Distrito Federal e Goiás. A Operação Panoptes foi deflagrada nesta segunda-feira, 30 de outubro. 

Veja também: MEC anula resultados de 13 participantes do Enem

A Polícia Civil do Distrito Federal é responsável pela Operação Panoptes, enquanto em Goiás há a Operação Portas Fechadas. Em conjunto, as duas unidades da PC cumprem 19 mandados de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva e 8 de prisão preventiva em Goiânia, Brasília, Nova Glória, Valparaíso e Aparecida de Goiânia. 

A Justiça autorizou a busca em 16 endereços do Distrito Federal e também em Goiânia. Nos locais, a polícia encontrou computadores, notebooks, celulares, pendrives e documentos. O material foi apreendido. 

Segundo informações da Polícia Civil de Goiás, os policiais estão investigando se o grupo pretendia fraudar as provas do Enem 2017, as quais serão aplicadas em 5 e 12 de novembro para mais de 6,7 milhões de inscritos. 

A quadrilha atuava com o uso de pontos eletrônicos e celulares, assim como possuiam um esquema com fiscais aplicadores de provas para terem acesso aos cartões-resposta para a realização da troca pelas folhas dos candidatos que pagaram pela fraude. 

O valor pago pelos contratantes variava de acordo com o concurso realizado. Os preços iniciais estavam entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. Após aprovado para o cargo, o participante fazia um empréstimo consignado para pagar o restante, o que geralmente era referente a 20 vezes o valor do salário do concursado.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o órgão não foi notificado e está em busca do inquérito para poder se manifestar sobre o caso. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fraudes anteriores

Na primeira quinzena de setembro, o Inep anunciou a anulação dos resultados de 13 participantes do Enem que foram indiciados por fraude. As investigações foram fruto da Operação Jogo Limpo, da Polícia Federal (PF).

A Operação Jogo Limpo investigou as edições de 2015 e 2016 do Enem. Os participantes indiciados por fraude foram aprovados em universidades públicas, ou tiveram bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) em faculdades particulares. A maioria dos fraudadores estava matriculada em Medicina. 

Já a operação Hemostase, da Superintedência Regional de Minas Gerais, continua investigando participantes suspeitos de fraudar o Enem 2013. 

Outra operação que investigou possíveis fraudes do Enem 2016 é a Operação Embuste. Até o mês de setembro, o inquérito ainda não havia sido divulgado. 

Enem x Segurança

Para o Enem 2017, o Inep anunciou a adoção de equipamento que detecta pontos eletrônicos utilizados por fraudadores. Além disso, todas as entradas dos banheiros terão detectores de metais (aumentando o número de aparelhos para fiscalização); personalização dos cadernos de provas com os dados pessoais e números de inscrições dos participantes, além do recolhimento da impressão digital (biometria). 

O Enem 2017 começará no próximo domingo, com fechamento dos portões às 13h e início das provas às 13h30 (horário de Brasília). O primeiro dia terá 90 questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a Redação. O segundo dia trará 90 perguntas de Ciências da Natureza e Matemática. 

O gabarito oficial do Enem 2017 é esperado para três dias após o fim do exame. Já o resultado final será publicado em 19 de janeiro. 

Com informações da Agência Brasília e da Polícia Civil do DF

Veja também

Tema da redação do Enem 2024 aborda desafios para a valorização da herança africana no Brasil
Os temas da redação do Enem costumam abordar questões sociais e problemas estruturais do Brasil.
Provas do 1º dia do Enem 2024 começam hoje (3): veja o que levar
Mais de 4,3 milhões estão confirmados no Enem 2024. Hoje (3), participantes terão de produzir redação e provas de Linguagens e Ciências Humana
Enem 2024: Mundo Educação fará correção comentada das provas
Processo de correção deve começar alguns minutos depois do fim da aplicação dos exames e será ao vivo e gratuito
Local de prova do Enem 2024 é divulgado
As provas do Enem 2024 são aplicadas nos dois primeiros finais de semana de novembro.
Inscrição do Fies 2024/2 encerra hoje (27)
As inscrições do Fies 2024/2 estão abertas para os candidatos concorrerem a mais de 70 mil oportunidades de acesso ao ensino superior.
Inscrição do Fies 2024/2 está aberta
Podem participar do programa que oferece financiamentos estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010