Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Professores analisam provas do Enem 2016

Professores analisam provas do Enem 2016

Estudantes de todo o Brasil fizeram os testes no último final de semana

Publicado por Silvia Tancredi
09/11/2016 18h36 , atualizado em 10/11/2016 16h25

Mais de 5 milhões de estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 neste final de semana. No total eles responderam 180 questões objetivas de conhecimentos gerais e produziram uma redação. Os gabaritos foram liberados hoje, 9 de novembro, mais cedo. 

Veja os gabaritos do Enem 2016

Conversamos com os professores do Mundo Educação e do parceiro Oficina do Estudante para saber o que eles acharam das provas de todas as disciplinas. Confira abaixo:

Biologia 

A professora Vanessa Sardinha acredita que o exame educacional seguiu a tendência observada nos outros anos. “O tema mais recorrente foi novamente ecologia, com questões que necessitam de conhecimento básico do aluno e muita interpretação. Na questão que abordava o papel da predação na densidade e tamanho de presas, por exemplo, o aluno deveria analisar criteriosamente e atentamente a tabela. Nesse caso, a atenção ao realizar a prova era determinante. Além de ecologia, outros temas cobrados foram citologia, botânica, imunologia e fisiologia. Isso demonstra o quanto a prova é abrangente apesar do foco claro em ecologia”, diz.

Física 

“As questões de Física do Enem 2016 contemplaram, no geral, os conteúdos referentes a ondas, mecânica, termologia e eletricidade. Destaca-se a necessidade da compreensão do efeito doppler para a resolução de duas questões”, opina o professor Joab Silva. Ele comenta que, neste ano, o assunto mais contemplado foi ondulatória, com um total de quatro questões. Os itens estavam com o mesmo nível dos anos anteriores.

Questão de ondulatória na prova de Física do Enem 2016

Geografia

Amarolina Ribeiro, professora de geografia, diz que, como é habitual nas questões do Enem - não só aos conteúdos relacionados à Geografia - houve a valorização de habilidades de análise e interpretação dos candidatos. “A distribuição dos conteúdos não privilegiou nenhum ramo específico da Geografia como as temáticas físico-naturais ou os aspectos humanos. O nível das questões variou de fácil a medianas, no entanto, a exploração de imagens, charges, mapas e gráficos foi menor nesta edição”.

Questão da prova de Geografia do Enem 2016

História 

“As questões de história do Enem de 2016 foram bastante diversificadas e contemplaram tanto temas clássicos, como a República Velha, a Era Vargas e a América Colonial, quanto temas que estão em discussão na atualidade, como a questão dos esteriótipos de gênero, dos refugiados na Europa, da história da África e da figura do índio na construção da identidade brasileira”, analisa o professor Cláudio Ribeiro. 

Ainda de acordo com ele, o modo de abordagem das questões continua mesclando fontes textuais (como trechos de livros e de documentos históricos) com fontes visuais (cartazes de propaganda, fotografias, charges, história em quadrinhos, etc.). “Chamou a atenção, por exemplo, a abordagem do tema da Revolução Iraniana de 1979 a partir de um trecho da HQ "Persépolis", da quadrinista iraniana Marjane Satrapi. Então é preciso ficar atento a estas linguagens, saber interpretá-las, pois sempre estão presentes no Enem”, afirma. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Matemática 

“As questões de matemática do Enem 2016 seguiram o padrão daquelas que foram propostas em provas anteriores, especialmente com relação ao contexto usado para cada exercício e à sua dificuldade. De um modo geral, os textos das questões de matemática permanecem mais curtos e exigem do estudante um bom nível de abstração e interpretação”, acredita o professor Luiz Moreira. 

Para ele, o nível de dificuldade das questões não foi alterado, mas notamos que seus elaboradores deram preferência para soluções mais rápidas e menores sem ignorar o nível habitual do exame. Os conteúdos mais frequentes na avaliação foram tratamento da informação, no qual o estudante precisa saber lidar com informações apresentadas em gráficos e tabelas; razão e proporção; e geometria plana, espacial e analítica.

“Uma curiosidade: pelo menos 11 questões poderiam ter sido resolvidas usando apenas regra de três simples. Em outras 8 era necessário usá-la indiretamente”, indica. 

Questão de Matemática do Enem 2016

Química 

Para Diogo Lopes, as questões de Química presentes na prova de ciências da natureza do Enem 2016 foram bastante abrangentes, já que contemplaram questões de geral (com ênfase em forças intermoleculares, separação de misturas, solubilidade de sais rendimento e excesso em reações químicas), físico-química com ênfase em concentração comum, datação do carbono, lei de Hess e potencial das pilhas, e orgânica, com ênfase em funções orgânicas, reações de substituição e estereoisomeria. Em comparação com os anos anteriores a prova exigiu mais conhecimento do aluno.

Português

A professora Luciana Araújo avalia que todas as 44 questões da prova de linguagens são desenvolvidas a partir de um texto, ou seja, elas requerem dos participantes conhecimentos acerca dos elementos gramaticais responsáveis pelos efeitos de sentidos nos textos e também sobre a função social dos diversos gêneros discursivos e seus suportes de circulação na sociedade, como o jornal impresso (tecnologias de comunicação), por exemplo. 

“Considero excelente o nível das questões da prova de linguagem, embora reconheça que o tempo seja insuficiente para a realização da prova e que o volume de leitura (quantidade de textos) da prova não condiz com o volume de leitura dos alunos da educação básica no Brasil”

Redação 

O tema da prova de Redação do Enem 2016 foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. “Um tema bem interessante que, da mesma forma que o assunto da prova de Redação de 2015 (“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”), trouxe à tona um problema que precisa ser discutido, um entrave que precisa ser solucionado”, analisa a equipe da Oficina do Estudante. 

Ates de elaborar a solução, o estudante teria que ter percebido que a introdução, assim como toda a argumentação de sua dissertação, deveriam responder ao seguinte questionamento: por que há intolerância religiosa no Brasil? A proposta já afirma que há uma intolerância religiosa no Brasil.  Os motivos que levam ao problema seriam um bom “percurso” para um eficiente tratamento do tema. 

Veja também

Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro
Pré-Enem da UEMS 2024 gratuito recebe inscrição para novas turmas
As 200 vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Dourados e Nova Andradina
UFVJM, em Minas Gerais, abre isenção da taxa de inscrição do SASI 2024
Candidatos do vestibular seriado podem tentar isenção total ou parcial
Dia Mundial do Livro: conheça autores homenageados na data comemorativa
Homenageados morreram neste mesmo dia em 1616. Escritores nasceram na Inglaterra, Espanha e Peru.
Enem 2024: isenção encerra nesta sexta (26)
Saiba como solicitar e quem pode pedir a isenção no Enem 2024