O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 9 de novembro, os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. As provas foram aplicadas no último sábado e domingo, 5 e 6.
Acesse o gabarito oficial do Enem 2016
O acesso ao gabarito não permite ao participante calcular a nota do Enem. A correção do Enem usa a metodologia de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui valor a cada questão conforme o índice de acertos.
Na TRI, as questões são divididas entre fácil, médio e difícil, de acordo com a quantidade de acertos, ou seja, quanto mais participantes acertam uma questão, menos ela vale.
Provas
No primeiro dia do Enem 2016, os inscritos responderam 90 questões objetivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No dia seguinte foi a vez de mais 90 itens de Matemática e Linguagens e Códigos e uma redação, cujo tema foi "Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil".
Segundo dados do Inep, 30% dos candidatos não compareceram no Enem 2016 e 768 foram eliminados nos dois dias, por diversos motivos.
Novo Enem
Por causa da ocupação de 404 escolas em todo o Brasil, que seriam usadas como locais de prova do Enem no último fim de semana, mais de 269 mil estudantes deverão realizar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados na próxima semana.
Resultado
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a previsão é que o resultado dos dois Enem seja liberado no dia 19 de janeiro de 2017 para não prejudicar o acesso às vagas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Programa de Seleção Unificada (SiSU).
O Enem também é critério para participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pode ser usado para obter a certificação do ensino médio.