Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Professores comentam sobre provas do 1º dia do Enem 2021

Professores comentam sobre provas do 1º dia do Enem 2021

Equipe do Colégio e Curso Oficina do Estudante, parceira do Mundo Educação, analisou as provas deste primeiro dia do maior exame educacional do país.

Publicado por Érica Caetano
21/11/2021 22h50 , atualizado em 21/11/2021 22h55
Enem 2021
Enem 2021

As provas do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram realizadas neste domingo, 21 de novembro.

Os participantes tiveram que responder a prova de Linguagens e Códigos, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. 

Também foi aplicada a prova de Ciências Humanas, que contou com 45 perguntas. Essa área do conhecimento foi composta pelas matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Além destas, eles também tiveram que confeccionar uma redação, que teve como tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. 

A prova de redação do Enem é a que causa mais expectativa para a maioria dos estudantes. Alguns até a consideram como o teste mais difícil.

Os professores do Colégio e Curso Oficina do Estudante, em Campinas-SP, parceiro do Mundo Educação, comentaram sobre cada uma das provas desse primeiro dia. Confira:

Ciências Humanas

História

O professor de História, Marcus Vinicius de Moraes, achou que a prova de História recuperou a tradição do Exame, já que abordou temas que contemplam a sociedade como um todo, podendo ser considerada de dificuldade mediana.

Questões referentes a revoltas medievais, folclore camponês, indígenas, resistências escravas, África e identidades foram ponto alto da prova.

Geografia

Em relação a Geografia, o professor Fábio Bacchiegga, analisou que as provas apresentaram mais textos do que imagens.

A expectativa era de serem usados maiores recursos como gráficos, tabelas mapas e etc. Contudo, Bacchiegga analisou que o Exame foi mais baseado em textos simples e sem grandes complexidades, mas que exigiram muita leitura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A predominância foi em Geografia Econômica, mas foi notado uma grande interdiscplinaridade com Sociologia, o que fez com que a prova fosse considerada de nível médio se comparada a outras edições.

Linguagens

A professora de Redação, Jéssica Dorta, definiu a prova de linguagens composta, sobretudo, por questões interpretativas, que envolveram textos de gêneros discursivos diversos, como: conto, poema, reportagem, história em quadrinho, pintura, resenha e etc.

Redação

Vanessa Bottasso, também professora de Redação do preparatório, achou o tema da redação interessante e pertinente. A escolha da banca foi feliz, por se tratar de um tema social extremamente relevante

Para ela, cabia, em primeiro lugar ao candidato, entender a visibilidade social imposta como uma condição àqueles sujeitos marginalizados.

Leia aqui o comentário da redação do Enem 2021!

Provas no geral

O diretor pedagógico do Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, avaliou as provas do primeiro dia, no geral, como boas, cobrando bastante interpretação e com questões, de modo geral, de nível médio. 

Cecílio não conseguiu identificar nenhuma questão polêmica neste primeiro dia de provas, porém tiveram aquelas que exigiram do candidato maior atenção. O tema da redação foi considerado de bastante relevância e contextualizado com um problema social, que é a questão da invisibilidade social. 

As provas de Espanhol e Inglês foram consideradas de nível semelhante a das provas do Enem do ano passado, tendo em ambas a cobrança maior de interpretação do que de gramática.

 

Veja também

Unimontes (MG) divulga local de prova do PAES 2020
Inscritos em todas as etapas farão as provas no dia 19 de dezembro e Belo Horizonte e outras 12 cidades do interior

Centro Universitário São Camilo solta resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
A segunda chamada será divulgada no dia 09 de dezembro, com  matrículas até o dia 12 do mesmo mês.

Provas do Vestibular 2022/1 de Medicina da Unisinos acontecem domingo
Será obrigatório o uso de máscara para ter acesso ao campus onde as provas serão aplicadas. Também será necessário manter distanciamento de, no mínimo, 2 metros.

Unifacs (BA): vestibular 2022/1 de Medicina ocorre neste sábado (4)
Candidatos concorrentes às 216 vagas farão provas à tarde, na capital Salvador

Provas da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE começam domingo (05)
Os selecionados na primeira etapa continuam passando pelas provas até segunda-feira, dia 06. O resultado dos aprovados na 1ª etapa saiu hoje (02).

Locais de prova do Vestibular 2022 da Fuvest estão disponíveis
O Vestibular 2022 da Fuvest contará com duas fases. A primeira fase está marcada para o dia 12 de dezembro.

Unisc realiza Vestibular de Verão 2022 neste sábado (04)
No total, estão sendo oferecidas para os demais cursos 3.255 vagas, distribuídas pelos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. 

UFAM solta resultado da 3ª etapa do PSC 2021
Estudantes concorreram a 2.761 vagas. Cursos são ministrados em Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

Provas do Vestibular 2022 de Medicina da UCB acontecem neste final de semana
As provas do Vestibular 2022 de Medicina acontecem no campus Taguatinga, neste domingo, 05 de dezembro, das 09h às 13h.

CESMAC (AL) começa aplicar as provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (03)
Os candidatos passam pelas provas nesta sexta-feira (03) e sábado (04), das 14h10 às 18h10, em ambos os dias. 

Faculdade Santa Casa de SP divulga resultado do Vestibular 2022/1
Agora, os selecionados deverão realizar matrícula on-line das 09h às 16h, nos dias 07 e 08 de dezembro.

IFPA divulga resultado do Vestibular Unificado 2022
O cronograma sofreu uma retificação e, por isso, as datas previstas no edital inicial foram prorrogadas.