Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Professores comentam sobre provas do 1º dia do Enem 2021

Professores comentam sobre provas do 1º dia do Enem 2021

Equipe do Colégio e Curso Oficina do Estudante, parceira do Mundo Educação, analisou as provas deste primeiro dia do maior exame educacional do país.

Publicado por Érica Caetano
21/11/2021 22h50 , atualizado em 21/11/2021 22h55
Enem 2021
Enem 2021

As provas do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram realizadas neste domingo, 21 de novembro.

Os participantes tiveram que responder a prova de Linguagens e Códigos, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. 

Também foi aplicada a prova de Ciências Humanas, que contou com 45 perguntas. Essa área do conhecimento foi composta pelas matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Além destas, eles também tiveram que confeccionar uma redação, que teve como tema: "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. 

A prova de redação do Enem é a que causa mais expectativa para a maioria dos estudantes. Alguns até a consideram como o teste mais difícil.

Os professores do Colégio e Curso Oficina do Estudante, em Campinas-SP, parceiro do Mundo Educação, comentaram sobre cada uma das provas desse primeiro dia. Confira:

Ciências Humanas

História

O professor de História, Marcus Vinicius de Moraes, achou que a prova de História recuperou a tradição do Exame, já que abordou temas que contemplam a sociedade como um todo, podendo ser considerada de dificuldade mediana.

Questões referentes a revoltas medievais, folclore camponês, indígenas, resistências escravas, África e identidades foram ponto alto da prova.

Geografia

Em relação a Geografia, o professor Fábio Bacchiegga, analisou que as provas apresentaram mais textos do que imagens.

A expectativa era de serem usados maiores recursos como gráficos, tabelas mapas e etc. Contudo, Bacchiegga analisou que o Exame foi mais baseado em textos simples e sem grandes complexidades, mas que exigiram muita leitura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A predominância foi em Geografia Econômica, mas foi notado uma grande interdiscplinaridade com Sociologia, o que fez com que a prova fosse considerada de nível médio se comparada a outras edições.

Linguagens

A professora de Redação, Jéssica Dorta, definiu a prova de linguagens composta, sobretudo, por questões interpretativas, que envolveram textos de gêneros discursivos diversos, como: conto, poema, reportagem, história em quadrinho, pintura, resenha e etc.

Redação

Vanessa Bottasso, também professora de Redação do preparatório, achou o tema da redação interessante e pertinente. A escolha da banca foi feliz, por se tratar de um tema social extremamente relevante

Para ela, cabia, em primeiro lugar ao candidato, entender a visibilidade social imposta como uma condição àqueles sujeitos marginalizados.

Leia aqui o comentário da redação do Enem 2021!

Provas no geral

O diretor pedagógico do Oficina do Estudante, Daniel Cecílio, avaliou as provas do primeiro dia, no geral, como boas, cobrando bastante interpretação e com questões, de modo geral, de nível médio. 

Cecílio não conseguiu identificar nenhuma questão polêmica neste primeiro dia de provas, porém tiveram aquelas que exigiram do candidato maior atenção. O tema da redação foi considerado de bastante relevância e contextualizado com um problema social, que é a questão da invisibilidade social. 

As provas de Espanhol e Inglês foram consideradas de nível semelhante a das provas do Enem do ano passado, tendo em ambas a cobrança maior de interpretação do que de gramática.

 

Veja também

Provas do Vestibular 2022 da Univesp são aplicadas neste domingo (22)
Candidatos farão o vestibular das 13h às 18h. A prova contém 56 questões objetivas e uma redação.

Provas do PAES 2022 da UEMA são aplicadas
A seletiva acontece em São Luís, Colinas, Caxias, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda,  Balsas , Codó , Santa Inês, Coelho Neto, Timon, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Coroatá, Itapecuru-Mirim e São Bento.

Inscrições para o Vestibular 2022/2 do IFRS podem ser feitas até hoje (22)
A seleção para cursos superiores será por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e por provas tradicionais.

FGV-SP começa primeira fase do Vestibular 2022/2 de Administração amanhã (22)
Candidatos farão as provas pela internet em dois blocos, pela manhã e tarde. Segundo dia desta etapa acontece no domingo (29)

UECE realiza 2ª fase do Vestibular 2022/2 neste final de semana
Vestibular contará com quatro provas, uma de redação e três específicas do curso de escolha.

Inscrições para o Enem 2022 terminam hoje (21)
Provas acontecerão em versões digital e impressa nos dias 13 e 20 de novembro.

UERJ publica neste sábado (21) a 1ª reclassificação do Vestibular 2022
Matrículas deverão ser feitas presencialmente entre 24 e 26 de maio.

Resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2023 do ITA é liberado
As inscrições serão recebidas de 1º de junho a 15 de julho.

IFSudesteMG recebe inscrições do Vestibular 2022/2 via Enem
Instituição aceita inscrições até 20 de junho. São 77 vagas para quatro cursos de graduação.

Resultado do Pave 2021 da UFPel está disponível
A UFPel ofereceu 1.033 vagas no Pave 2021, das quais 90% das oportunidades foram para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

Notas das 1ª e 2ª etapas do PAS 2021 da UEM são disponibilizadas
Os inscritos no PAS 2021 da UEM passaram pelas provas em 27 de março, das 13h50 às 19h.

Pedidos de redução e isenção do Vestibular 2022/2 das Fatecs já podem ser feitos
O prazo segue até as 15h do dia 24 de maio. O valor cheio da taxa custa R$ 91.