Interessados em participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2013/2 têm até às 23h59 de hoje, 25 de junho, para se inscreverem na segunda edição deste ano. Elas iniciaram na última sexta-feira, dia 21.
Inscreva-se agora no ProUni 2013/2
Estão sendo ofertadas nesta edição 90.010 bolsas. Desse total, 55.658 são integrais e 34.352 parciais (50% do valor da mensalidade). O concorrente pode optar por até duas opções de curso, mas é preciso deixar claro a preferência entre eles. Os cursos, o turno e as instituições de ensino não precisam ser necessariamente os mesmos. Até às 18h de ontem, dia 24, 244.874 candidatos já haviam feito inscrição no Programa.
Para participar é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 tendo obtido pontuação mínima na média de 450 pontos, além de não ter zerado a redação. É preciso também ter estudados durante todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou em escola privada através de bolsa de estudos integral.
Pessoas deficientes e professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem se inscrever no programa.
Para ter a bolsa integral concedida é necessário que o estudante possua renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo (R$ 1.017). Já para o benefício de bolsas parciais de 50% é preciso ter renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034).
Cronograma
No dia 28 de junho, próxima sexta-feira, está prevista a liberação da 1ª chamada do ProUni 2013/2. As matrículas deverão ser realizadas até 05 de julho, com a apresentação do candidato selecionado à instituição de ensino, para comprovação das informações preenchidas no ato da inscrição. A segunda convocação será liberada em 13 de julho, com confirmação de dados entre os dias 15 e 18 seguintes.
Aqueles que não forem selecionados na primeira e segunda chamada podem se inscrever na lista de espera do Programa entre os dias 26 e 29 de julho. Esta também terá duas convocações. Uma no dia 02 de agosto e a outra no dia 12 do mesmo mês. As instituições poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.