O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã de hoje, 13 de janeiro, que 177.625 candidatos já haviam efetivado suas inscrições na 1ª edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni) até as 12 horas desta segunda-feira, primeiro dia de adesão. O prazo segue até as 23h59 de sexta-feira, dia 17. Estão sendo ofertadas 191.625 bolsas de estudos em 25.900 cursos, 18% a mais do que na última edição, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais.
Das bolsas concedidas para este semestre, 151.281 são para cursos presenciais e 40.344 são para a modalidade de Educação a Distância (EaD). Administração é o curso com a maior oferta de vagas, o equivalente a 21.252. Já em relação ao Estado, São Paulo está na liderança com 64.327 disponíveis. De 2005 a 2013, foram concedidas 1,27 milhão de bolsas, sendo 69% integrais, 86% presenciais, 74% para o período noturno e 50% para estudantes negros.
Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e obtiveram, pelo menos, 450 pontos na média das cinco provas e não tenham zerado a Redação. Eles também precisarão comprovar que estudaram todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral em instituições particulares.
Pessoas deficientes e professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem se inscrever no Programa. No ato da inscrição, o candidato poderá indicar até duas opções de curso.
As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017). Já o benefício parcial será garantido para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034). Professores de escolas públicas estão isentos da comprovação de renda.
Resultado
No dia 20 de janeiro, o MEC disponibilizará a primeira chamada do ProUni com prazo até o dia 24 seguinte para o estudante se apresentar na instituição e comprovar as informações indicadas no ato da inscrição. A divulgação da segunda convocação está prevista para 03 de fevereiro com confirmação dos dados até três dias depois.
Os estudantes que não forem selecionados na primeira e segunda chamada poderão se inscrever na lista de espera entre os dias 13 e 14 de fevereiro. A listagem será repassada para as instituições no dia 17 seguinte, que serão as responsáveis pelas novas chamadas. Para estes, a matrícula deverá ser realizada nos dias 19 e 20 do mesmo mês. As instituições poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.
O ProUni oferta bolsas de estudos parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior, utilizando o desempenho do candidato no Enem. Outros detalhes podem ser obtidos através desta publicação ou no Edital do ProUni.
*Com informações do G1