Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. ProUni já tem mais de 400 mil inscritos

ProUni já tem mais de 400 mil inscritos

Primeiro balanço das inscrições do Programa foi liberado na noite de ontem. Prazo para se inscrever segue até dia 17 de janeiro, exclusivamente pela internet.

Publicado por Érica Caetano
14/01/2014 07h56 , atualizado em 14/01/2014 10h39

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite de ontem, 13 de janeiro, o primeiro balanço de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2014/1, que iniciou suas inscrições no mesmo dia. Segundo o MEC, até às 20h desta segunda-feira, o número de inscritos era de 423.163. E as inscrições totalizavam 806.659, já que cada candidato pode optar por até duas inscrições.

Os interessados podem se inscrever até esta sexta-feira, 17 de janeiro. Estão sendo oferecidas nesta edição do Programa 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais em 25,9 mil cursos. A oferta deste ano cresceu 18% no que se refere à primeira edição realizada em 2013.

Podem participar do ProUni 2014/1 somente estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e que obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas, sem zerar a redação.

O candidato que desejar concorrer a bolsas precisa também, além de ter feito o Enem, ter estudado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou em instituições particulares, através de bolsa de estudo integral. Os estudantes podem escolher até duas opções de curso, desde que deixem claro sua preferência. Os cursos não precisam ser os mesmos, assim como o turno e as instituições de ensino.

Inscreva-se no ProUni 2014/1

Pessoas deficientes e professores da rede pública no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes do quadro de pessoal permanente da escola, que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia também podem se inscrever no Programa.

As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um e meio salário mínimo (R$ 1.017). Já o benefício parcial será garantido para vestibulandos com renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 2.034). Professores de escolas públicas estão isentos da comprovação de renda. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Neste semestre, 151.281 bolsas ofertadas são para cursos presenciais e 40.344 são para a modalidade de Educação a Distância (EaD). Administração é o curso com a maior oferta de vagas, o equivalente a 21.252. Já em relação ao Estado, São Paulo está na liderança com 64.327 disponíveis. De 2005 a 2013, foram concedidas 1,27 milhão de bolsas, sendo 69% integrais, 86% presenciais, 74% para o período noturno e 50% para estudantes negros.

O ProUni terá duas chamadas on-line. A primeira chamada do Programa será divulgada em 20 de janeiro, com prazo até o dia 24 seguinte para o candidato selecionado se apresentar à instituição de ensino e comprovar as informações preenchidas na inscrição. A segunda convocação acontece em 03 de fevereiro, com confirmação dos dados até o dia 06 do mesmo mês.

Os estudantes que não forem selecionados na primeira e segunda chamada podem se inscrever na lista de espera do programa entre os dias 13 e 14 de fevereiro. Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o candidato que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar. 

Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível on-line na página do ProUni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição. A matrícula destas será realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro. As instituições poderão realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.

 

Veja também

Provas da UECE 2024/2 serão aplicadas neste domingo (28)
Saiba o seu local de prova e mais informações sobre o Vestibular 2024/2 da UECE
Inscrições para o Encceja 2024 começam nesta segunda (29)!
Confira mais informações sobre o Encceja e as demais datas do certame
Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje
Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023
Enem 2024: pedidos de isenção encerram hoje (26)
Resultado preliminar dos pedidos deve sair no dia 13 de maio. Já o final no dia 24 do mesmo mês.
Olimpíada de História encerra inscrição amanhã (26)
Tenha mais informações sobre a inscrição, premiação e funcionamento da Olimpíada de História da Unicamp
Paraná: UEPG solta datas dos Vestibulares 2025
Universidade conta com vestibular tradicional e vestibular seriado
Isenção do Enem 2024: Inep encerra amanhã (26) prazo para solicitar benefício
Também termina amanhã período para justificar ausência no Enem 2023 e, com isso, tentar gratuidade
Dia do Profissional da Contabilidade: entenda a diferença entre contabilista e contador
Data comemorativa foi criada em 1926 pelo então senador pelo RN João de Lyra Tavares
Local de prova do CNU, o Enem dos Concursos, é publicado
Mais de 2,1 milhões de candidatos farão provas no próximo domingo, 5 de maio, em 220 cidades do Brasil
Fatec libera resultado do pedido de isenção na inscrição para o Vestibular 2024/2
Também está aberta a inscrição para quem foi beneficiado com isenção no Vestibular 2024/2 da Fatec
Dia da Libras: aprenda sobre a origem e o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais
A Libras é utilizada por milhões de pessoas, no Brasil, para se comunicarem no seu dia a dia, aprenda mais um pouco sobre esta língua brasileira
ITA abre isenções do Vestibular 2025
Concurso de admissão terá duas fases, com provas em outubro e novembro