Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. ProUni 2017/2: estudantes já podem fazer a consulta de vagas

ProUni 2017/2: estudantes já podem fazer a consulta de vagas

As inscrições do programa estarão abertas entre os dias 6 e 9 de junho.

Publicado por Rafael Batista
05/06/2017 09h40 , atualizado em 05/06/2017 14h36

O Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2017. A oferta é de 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e outras 79.889 parciais.

Para consultar os cursos, instituições e cidades em que são oferecidas as vagas do ProUni 2017/2, os interessados devem acessar a página do programa.

Confira como se inscrever no ProUni

As inscrições para esta edição estarão abertas a partir de amanhã, 6 de junho. Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, com nota mínima de 450 pontos na média dos cinco testes objetivos, sem ter zerado a prova de redação, poderão se inscrever, exclusivamente pela internet, até dia 9 de junho.

Além do resultado do exame, o candidato não pode ser portador de diploma de curso superior e deve comprovar pelo menos uma das seguintes condições:

- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, Pedagogia e normal superior.

Para efetuar a inscrição será necessário informar o número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016. Poderão ser indicadas até duas opções de cursos, em ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bolsas

O ProUni oferece duas modalidades bolsas: integral e parcial. Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já o benefício parcial pode ser solicitado por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos por pessoa.

Segundo o Edital do programa, a primeira chamada de beneficiados deve ser liberada no dia 12 de junho e os convocados devem comparecer à instituição para a qual foi convocado entre os dias 12 e 19 seguintes, para comprovar as informações prestadas. 

Uma segunda chamada deve sair no dia 26 de junho, com prazo para comprovação entre os dias 26 a 30 do mesmo mês.

Tire suas dúvidas sobre o ProUni

Lista de espera

Aqueles que não forem selecionados poderão ainda se inscrever na lista de espera, entre os dias 07 e 10 de julho. A listagem estará disponível para as instituições no dia 13 de julho. Neste caso, as novas chamadas dependem das próprias universidades. Elas poderão ainda realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.

Na última edição do ProUni foram oferecidas 214.110 bolsas de estudos, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais de 50%. 

Outros detalhes no Edital.

Veja também

Mackenzie libera resultado do Vestibular 2020/2
Saíram listas de selecionados pelas notas do Enem e notas de vestibulares anteriores

ESPM solta resultado do Vestibular 2020/2
Para selecionar candidatos, a instituição criou vestibular on-line com entrevista, produção de texto e vídeo

FGV publica resultado do Vestibular EaD 2020
Interessados nas mais de 7 mil vagas foram avaliados pelo Enem, por vestibulares anteriores ou, ainda, pela produção de redação em ambiente virtual

Sancionada Lei que suspende pagamento do Fies por conta da pandemia do novo coronavírus
A suspensão destina-se a estudantes com o pagamento do Fies em dia e também para os alunos que tenham inadimplência máxima de 180 dias até 20 de março.

Unicamp não sabe se fará Vestibular Enem-Unicamp
Informativo foi feito diante da divulgação das datas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, marcadas para o início de 2021.

Etecs (SP): confira resultado dos pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/2
Prazo de inscrições para processo seletivo já começou e segue aberto até dia 21 de julho

Fuvest divulga novas datas do Vestibular 2021
Prazo para solicitar isenção e redução da taxa de inscrição da seletiva, que seria encerrado hoje (10), também foi estendido com as alterações.

Fuvest 2021: pedidos de isenção de taxa do Vestibular podem ser feitos até 24 de julho
Prazo que encerraria nesta sexta-feira, dia 10, foi estendido após alterações no calendário do Vestibular 2021,

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.