Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. ProUni 2017/2: estudantes já podem fazer a consulta de vagas

ProUni 2017/2: estudantes já podem fazer a consulta de vagas

As inscrições do programa estarão abertas entre os dias 6 e 9 de junho.

Publicado por Rafael Batista
05/06/2017 09h40 , atualizado em 05/06/2017 14h36

O Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta de vagas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre de 2017. A oferta é de 147.492 bolsas, sendo 67.603 integrais e outras 79.889 parciais.

Para consultar os cursos, instituições e cidades em que são oferecidas as vagas do ProUni 2017/2, os interessados devem acessar a página do programa.

Confira como se inscrever no ProUni

As inscrições para esta edição estarão abertas a partir de amanhã, 6 de junho. Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, com nota mínima de 450 pontos na média dos cinco testes objetivos, sem ter zerado a prova de redação, poderão se inscrever, exclusivamente pela internet, até dia 9 de junho.

Além do resultado do exame, o candidato não pode ser portador de diploma de curso superior e deve comprovar pelo menos uma das seguintes condições:

- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, Pedagogia e normal superior.

Para efetuar a inscrição será necessário informar o número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016. Poderão ser indicadas até duas opções de cursos, em ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bolsas

O ProUni oferece duas modalidades bolsas: integral e parcial. Para candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa a inscrição pode ser feita para bolsas integrais. Já o benefício parcial pode ser solicitado por aqueles cuja renda familiar não exceda 3 salários-mínimos por pessoa.

Segundo o Edital do programa, a primeira chamada de beneficiados deve ser liberada no dia 12 de junho e os convocados devem comparecer à instituição para a qual foi convocado entre os dias 12 e 19 seguintes, para comprovar as informações prestadas. 

Uma segunda chamada deve sair no dia 26 de junho, com prazo para comprovação entre os dias 26 a 30 do mesmo mês.

Tire suas dúvidas sobre o ProUni

Lista de espera

Aqueles que não forem selecionados poderão ainda se inscrever na lista de espera, entre os dias 07 e 10 de julho. A listagem estará disponível para as instituições no dia 13 de julho. Neste caso, as novas chamadas dependem das próprias universidades. Elas poderão ainda realizar outras convocações posteriormente, caso existam bolsas remanescentes.

Na última edição do ProUni foram oferecidas 214.110 bolsas de estudos, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais de 50%. 

Outros detalhes no Edital.

Veja também

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Além da publicação no Diário Oficial, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também reforçou as datas de realização do Exame em sua conta no Twitter.

Unip aplica provas do Vestibular 2022/1 de Medicina neste final de semana
Provas serão realizadas no domingo, 23 de janeiro. Os exames terão início às 14h (horário de Brasília). Os editais contendo a localização das salas para as provas serão publicados no site da Unip amanhã, dia 22.

Hoje é último dia para se inscrever na seleção de vagas Olímpicas 2022 da Unicamp
Podem participar desta seletiva estudantes que receberam medalha ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio realizadas em 2019, 2020 ou 2021.

Uespi terá mais de 2,5 mil vagas no SiSU 2022/1
Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada poderão ser feitas de 15 a 18 de fevereiro

Paraná: UEM publica local de prova do Vestibular 2021
Candidatos às mais de 2,3 mil vagas farão provas no dia 20 de fevereiro, em Maringá e outras dez cidades do estado

Pré-vestibular gratuito da Unesp Araraquara 2022 está com inscrições abertas
No total, cursinho oferece 190 vagas, as quais estão divididas em três turmas ministradas de manhã e à noite

Cursinho gratuito 2022 no Distrito Federal recebe inscrições para 4 mil vagas
Pré-vestibular vai preparar estudantes para o Enem 2022 e para os vestibulares da UnB

Faculdade de Direito de Franca aplica provas do seu Vestibular 2022/1 neste domingo (23)
As provas acontecem das 14h às 18h, em Franca/SP. Locais de prova já estão disponíveis.