A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) encerra neste domingo, 08 de setembro, as inscrições para o seu Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2014. Elas estão sendo recebidas desde o dia 16 de agosto. A taxa de inscrição custa R$ 35, mas estudantes de escolas públicas dos municípios do interior do Estado estão dispensados do pagamento.
Candidatos que se enquadrem dentro da Lei de Isenção puderam solicitar este benefício até o dia 19 de agosto. Segundo a lei, o candidato que possua renda familiar mensal per capita igual até 1,5 salário mínimo e que tenha cursado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou na rede particular através de bolsa integral, têm a gratuidade garantida. O resultado preliminar dos pedidos de isenção foi divulgado no dia 26 seguinte, com prazo de dois dias para apresentação de recursos. O resultado final foi liberado no dia 30 do mesmo mês.
PSC
Estão sendo ofertadas pela UFAM neste certame 2.718 vagas em 114 opções de cursos. Desse total, 1.893 vagas são para Manaus e outras 825 para os municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. É reservada também 25% das vagas para aqueles candidatos que estudaram durante todo o Ensino Médio na rede pública, obedecendo a Lei de Cotas.
As provas do PSC 2014 serão realizadas no dia 1º de dezembro, das 08h às 12h (horário de Manaus) para as 1ª e 2ª etapas e das 08h às 13 para a 3ª etapa, em mais de 50 municípios no Amazonas. O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), com os locais de prova, será disponibilizado a partir de 09 de outubro.
Os candidatos da 1ª e 2ª etapas terão que responder 54 questões objetivas com conteúdo do 1º e 2º ano do ensino médio, respectivamente. Os praticantes da 3ª etapa terão que elaborar uma redação, além de responder as 54 questões objetivas. A distribuição das questões e o conteúdo programático de cada etapa podem ser consultados no Edital.
A UFAM não informou quando será divulgado o resultado final do PSC 2014. Em janeiro, a universidade vai disponibilizar mais vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013.