A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) iniciou suas atividades em 17 de janeiro de 1909, como Escola Universitária Livre de Manáos, criada pelo tenente-coronel do Clube da Guarda Nacional do Amazonas, Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves. Embora tenha sido reconhecida pela Lei Federal 4.069-A, de 12 de junho de 1962, foi realmente efetivada, inclusive com a nomenclatura pela qual é conhecida hoje, em 17 de janeiro de 1965, 39 anos após a desativação da Universidade de Manaós.
A instituição está presente em outros municípios do estado e tem como objetivo ministrar o ensino superior, desenvolver o estudo e a pesquisa em todos os ramos do saber e da divulgação científica, técnica e cultural. Atualmente, possui mais de 20 mil alunos matriculados nos cursos regulares de graduação que oferece.
Tópicos deste artigo
- 1 - CAMPI
- 2 - Vestibular
- 3 - Enem e SiSU
- 4 - Sistema de Cotas
- 5 - Ensino a Distância
- 6 - Site e Redes Sociais
CAMPI
Campus Manaus
Endereço: Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, nº 3.000, Campus Universitário - Coroado - I, Manaus - AM
Telefone: (92) 3305-4559
Cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Materais, Engenharia de Pesca, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Letras - Espanhol, Letras - Francês, Letras - Inglês, Letras - Japonês, Letras - Libras, Letras - Português, Matemática, Matemática Aplicada, Medicina, Música, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Públicas, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.
Campus de Benjamin Constant
Endereço: Rua 1º de Maio, nº 5 - Colônia, Benjamin Constant - AM
Telefone: (97) 3415-5677
Cursos: Administração, Antropologia, Ciências Agrárias e do Ambiente, Ciências: Biologia e Química, Letras - Português/Espanhol e Pedagogia.
Campus de Coari
Endereço: Estrada Coari/Mamiá, nº 305 - Bairro do Espírito Santo, Coari - AM
Telefone: (97) 3561-2363 / 4162
Cursos: Biotecnologia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Medicina.
Campus de Humaitá
Endereço: Rua 29 de Agosto, nº 786 B - Espírito Santo, Humaitá - AM
Telefone: (97) 3373-1180 / 2314
Cursos: Agronomia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Engenharia Ambiental, Letras - Português/Inglês e Pedagogia.
Campus de Itacoatiara
Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, nº 3.863 - Bairro Tiradentes, Itacoatiara - AM
Telefone: (92) 3521-3519 / 3603
Cursos: Agronomia, Farmácia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Física e Matemática, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Sanitária, Química Industrial e Sistemas de Informações.
Campus Dourival Varela Moura
Endereço: Rua Paraíba, nº 2.186 - Bairro Palmares, Parintins – AM
Telefone: (92) 3533-2251 / 1884
Cursos: Administração, Artes Visuais, Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social e Zootecnia.
Vestibular
O vestibular tradicional na UFAM é conhecido como Processo Seletivo Contínuo (PSC), que funciona de forma seriada, ou seja, cada etapa corresponde a uma série do Ensino Médio. Os estudantes do 1º ano devem se inscrever na primeira etapa e assim por diante. No caso dos estudantes do 2º e 3º ano, eles só podem participar se tiverem feito os exames das etapas anteriores. Apenas os candidatos da 3ª etapa concorrem às vagas.
Enem e SiSU
Outra opção de ingresso que o vestibulando pode optar na UFAM é através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição disponibiliza 50% do total das vagas oferecidas aos candidatos que desejam aproveitar o seu desempenho no exame. A seleção é realizada via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os estudantes precisam se inscrever no sistema com o número de inscrição do exame, dentro do prazo estabelecido pelo MEC. O SiSU avalia o desempenho dos vestibulandos nessas provas.
Sistema de Cotas
Obedecendo à Lei de Cotas, aprovada e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto de 2012, a UFAM começou a destinar 25% das vagas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. As vagas são divididas em 50% tanto para os candidatos do PSC quanto aos que concorrem pelo Enem via SiSU.
Ensino a Distância
O Núcleo de Educação a Distância da UFAM está conectado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e oferece os seguintes cursos de graduação na modalidade Ensino a Distância: Artes Visuais, Ciências Agrárias, Educação Física, Administração, Biologia e Administração Pública.
Site e Redes Sociais
Site | Vestibular | TV UFAM | Facebook | Twitter