A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, o resultado da sua seleção Enem-Unicamp 2022. Confira:
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas virtuais nos dias 22 e 23 de fevereiro. Todas as instruções para envio de documentação estão nesta página específica da seleção.
Todos os alunos da Unicamp, incluindo calouros, terão que apresentar comprovantes da vacina contra Covid-19 no início das aulas.
Outras chamadas estão previstas para os dias 25 de fevereiro e 08, 11 e 18 de março.
A seleção
Foram aceitas as edições de 2020 ou 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pesos de cada área e as notas de corte mudavam de acordo com o curso da Unicamp, conforme quadro disponível no anexo II deste edital.
Os candidatos puderam se inscrever em até duas opções de curso, por ordem de preferência. Também foi preciso escolher em qual modalidade de concorrência/segmento desejava concorrer.
Oportunidades
A Unicamp oufertou 639 vagas para a seleção Enem-Unicamp, o que representa 20% de sua oferta para 2022. As modalidades de concorrência descritas abaixo. Confira:
I - Candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja);
II - pretos ou pardos, independente do percurso de formação;
III - Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja) e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
A seleção Enem-Unicamp marca o retorno da utilização das notas do Enem para ingresso na universidade, já que a mudança do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 impossibilitou que a instituição impossibilitou que a instituição tivesse acesso aos resultados em período que não atrapalhasse o ano letivo 2021 e, com isso, houve remanejamento das vagas do edital para o Vestibular 2021.
Outros detalhes podem ser obtidos no Edital.