Falta pouco para os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 terem o resultado em mãos. A previsão é que ele seja publicado amanhã, 18 de janeiro, através da Página do Participante.
O Super Vestibular o divulgará assim que ele estiver disponível. Será possível acessá-lo também por meio do aplicativo do Exame.
Aqueles que fizeram as provas poderão acessar o resultado do Enem 2018 por meio do login na Página do Participante. Será necessário fornecer o número do CPF e a senha de acesso ao site.
Caso tenha esquecido a senha de acesso, é possível recuperá-la clicando na opção “Esqueci minha senha”. Será gerada uma nova tela, onde deverá ser preenchido o endereço de e-mail corretamente, marcando a figura solicitada, e clicando em “Enviar nova senha por e-mail”.
A senha de acesso será encaminhada ao e-mail. Para mudar a senha, faça o login com a que você recebeu e altere na parte de dados pessoais. Quem esqueceu a senha e também não tem acesso ao e-mail cadastrado tem a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária. Não há mais a opção de receber a senha temporária por SMS.
Quem pode acessar o resultado do Enem 2018?
O resultado do Enem poderá ser acessado apenas pelos participantes que concluíram o ensino médio até o final do ano passado.
A pontuação é liberada no início do ano para que os participantes possam se inscrever nos demais programas que necessitam da nota do exame, tais como Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os treineiros, nome dado aos estudantes que fizeram o exame apenas para testar seus conhecimentos (geralmente alunos dos dois primeiros anos do ensino médio), só terão acesso ao resultado em março.
O que fazer com o resultado do Enem em mãos?
Até amanhã, veja o que você pode ir fazendo até ter as notas em mãos!
-
Pesquisar vagas do SiSU 2019/1
O SiSU 2019/1 já tem data para inscrição. Elas serão recebidas de 22 a 25 de janeiro. Nesta edição, a oferta é de 235.476 vagas distribuídas em 129 instituições de todas as regiões. A pesquisa de vagas já está disponível e você já pode ir fazendo até que tenha as suas notas do Exame em mãos para se inscrever no Sistema.
O resultado do SiSU 2019/1 deverá ser publicado em 28 de janeiro e as matrículas serão recebidas de 30 seguinte a 04 de fevereiro. Quem não for convocado poderá manifestar interesse na lista de espera de 28 de janeiro a 04 de fevereiro.
Veja mais sobre Enem e SiSU aqui!
-
Avaliar as possibilidades de bolsas
O ProUni 2019/1 utilizará as notas do Enem 2018 para o preenchimento de bolsas de estudos parciais (de 50%) e integrais em faculdades particulares de todo o país.
As inscrições do Programa terão início em 29 de janeiro e vão até 1º de fevereiro, tendo duas chamadas: a primeira em 04 de fevereiro e a segunda no dia 18 seguinte. Haverá manifestação de interesse pela lista de espera em 07 e 08 de março.
O ProUni 2019/1 exige média de 450 pontos no Enem 2018 e nota acima de zero na redação. Há também outros requisitos de renda e escolaridade. Leia mais aqui!
-
Financiar os estudos
Por meio do Enem 2018 é possível participar do Fies 2019/1. Nesta edição serão disponibilizadas 100 mil vagas anuais para a modalidade a juros zero, para estudantes com renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família, dentre outras oportunidades para o chamado P-Fies, voltada para aqueles com renda de até 5 salários mínimos por pessoa.
As inscrições serão feitas de 05 a 12 de fevereiro e o resultado sairá no dia 18 seguinte. Veja outros detalhes do Fies!
Para saber mais sobre o Enem 2018 acesse nossa seção e tire todas as suas dúvidas!