Logo Super Vestibular

SiSU 2019

Estudantes que fizeram o Enem 2018 podem usar as notas para participar das duas edições do SiSU 2019.

Publicado por Érica Caetano
Entenda o que é e como funciona o SiSU 2019
Entenda o que é e como funciona o SiSU 2019

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma on-line que disponibiliza vagas em universidades públicas, a maioria federais. Essas vagas são exclusivas para candidatos que tenham participado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). 

No SiSU 2019, podem participar os estudantes que fizeram o Enem 2018. A edição do primeiro semestre já encerrou, com oferta de 235.476 vagas em 129 universidades públicas de todo o país.

O SiSU 2019/2 já está com o cronograma definido. A inscrição é gratuita e feita pela internet na página do SiSU. 

Como se inscrever no SiSU 2019?

As inscrições para o SiSU do 2º semestre de 2019 serão recebidas entre os dias 4 e 7 de junho.

O SiSU 2019 possui uma única etapa de inscrição. O candidato escolhe suas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa e opta também se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).

Entenda como funciona a de Lei de Cotas!

Durante a inscrição do SiSU 2019, o candidato pode escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. 

Até o fim do prazo, os estudantes podem alterar as opções informadas, quantas vezes achar  necessária, bem como cancelar a inscrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Finalizado o período de inscrições, é feita então a seleção dos candidatos que obtiveram melhor classificação dentro do número de vagas ofertadas. 

Resultado do SiSU 2019

O resultado final da seleção do Sistema é disponibilizado por meio do Boletim de Desempenho ou por meio da chamada regular que o SiSU 2019 realiza. A previsão é de que a chamada regular seja publicada no dia 10 de junho. Os convocados deverão comparecer às instituições entre os dias 12 e 17 de junho.

Lista de espera SiSU 2019

Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vagas poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU 2019 entre os dias 11 a 17 de junho. Neste caso, os estudantes deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.

Mudança no SiSU 2019

Até a última edição do Sistema, os candidatos selecionados para o curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga na primeira opção, mesmo já tendo efetuado matrícula. A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá mais participar da lista de espera.

O SiSU possui dois processos seletivos por ano, sendo um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

Mais informações sobre o SiSU 2019/2 podem ser buscadas no site do Sistema.

Veja também

Inscrições para Vestibular 2021/1 do Cederj terminam hoje (29)
Interessados nas quase 3,4 mil vagas farão provas no dia 19 de dezembro, no Rio de Janeiro

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.

Fies encerra o prazo de inscrições para vagas remanescentes 2020/2 para matriculados
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os requisitos exigidos pelo MEC