A Universidade Federal do Pará (UFPA) soltou nesta sexta-feira, 22 de janeiro, o resultado do seu Processo Seletivo (PS) 2016. Puderam participar somente candidatos que tivessem realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, já que ele foi a única etapa da seleção. Confira:
Candidatos que concorreram a cursos que exigiam a realização do Exame de Habilidade Específica (THE) tiveram que sinalizar uma segunda opção de curso de concorrência ao realizar inscrição e, somente estes inscritos nas graduações de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, tiveram que passar pelo THE, no dia 13 de dezembro. O resultado saiu no dia 21 seguinte. Veja aqui!
Foram aprovados 5.746 participantes que conseguiram tirar nota superior a 500 pontos na redação ou a 400 pontos em uma ou mais áreas das provas do Enem 2015. Desse total, 3.419 deles ingressaram pelo Sistema de Cotas, o que corresponde a mais de 60% dos aprovados, e 87 candidatos são para as vagas para Pessoas com Deficiência.
Os candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas da região Norte, independente do sistema de cotas, ganharam um bônus de 10% na média do Enem. De acordo com a UFPA, o intuito é que estudantes de outras regiões não venham a ocupar grande parte das oportunidades.
Números
No total, 110.634 estudantes se inscreveram no PS 2016 da UFPA, onde desse montante, 80.883 foram cotistas, 29.193 concorreram por ampla concorrência e 558 pessoas com deficiência. O curso mais buscado foi o de Educação Física, em Belém, no período vespertino, com 142,58 candidatos por vaga, por meio de cotas. O curso de Medicina, em Belém, foi o que registrou maior número de inscrições, com 6.060 inscritos.
Foram oferecidas por meio do Vestibular 5.650 vagas distribuídas entre 170 cursos ministrados em Belém, Cametá, Altamira, Ananindeua, Bragança, Soure, Breves, Castanhal, Tucuruí, Salinópolis, Abaetetuba, Mocajuba, Mãe do Rio, Oeiras do Pará, Augusto Correa, Capanema, Limoeiro do Ajuru, Melgado e Uruara.
Outras oportunidades foram oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2016/1, que inicia matrículas hoje para os aprovados na chamada regular. Os participantes puderam disputar as vagas em ambas as seleções.
Houve também vagas para cotistas, de acordo com o item 4 do Edital. A distribuição foi feita da seguinte forma: 50% reservada a estudantes que realizaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, onde metade são para integrantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Do total de oportunidades reservadas em cada uma das categorias, 78% foram destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas (PPI). Na última seleção realizada pela UFPA esse percentual era de 40%.
Os candidatos Classificados deverão acessar o site do CIAC, neste endereço eletrônico http://www.ciac.ufpa.br, para obter informações sobre a convocação para habilitação ao vínculo institucional. Os candidatos não classificados deverão acompanhar pelo mesmo site a convocação das demais chamadas, se houver. Para mais detalhes, acesse o Edital do Processo Seletivo.