Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Resultado do Vestibular 2016 da UFPA está disponível

Resultado do Vestibular 2016 da UFPA está disponível

Universidade registrou mais de 100 mil inscrições no certame, que utilizou o desempenho do Enem 2015 como seleção

Publicado por Érica Caetano
22/01/2016 11h25 , atualizado em 04/02/2016 09h24

A Universidade Federal do Pará (UFPA) soltou nesta sexta-feira, 22 de janeiro, o resultado do seu Processo Seletivo (PS) 2016. Puderam participar somente candidatos que tivessem realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, já que ele foi a única etapa da seleção. Confira:

Aprovados PS 2016 UFPA

Candidatos que concorreram a cursos que exigiam a realização do Exame de Habilidade Específica (THE) tiveram que sinalizar uma segunda opção de curso de concorrência ao realizar inscrição e, somente estes inscritos nas graduações de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, tiveram que passar pelo THE, no dia 13 de dezembro. O resultado saiu no dia 21 seguinte. Veja aqui!

Foram aprovados 5.746 participantes que conseguiram tirar nota superior a 500 pontos na redação ou a 400 pontos em uma ou mais áreas das provas do Enem 2015. Desse total, 3.419 deles ingressaram pelo Sistema de Cotas, o que corresponde a mais de 60% dos aprovados, e 87 candidatos são para as vagas para Pessoas com Deficiência.

Os candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas da região Norte, independente do sistema de cotas, ganharam um bônus de 10% na média do Enem. De acordo com a UFPA, o intuito é que estudantes de outras regiões não venham a ocupar grande parte das oportunidades. 

Números

No total, 110.634 estudantes se inscreveram no PS 2016 da UFPA, onde desse montante, 80.883 foram cotistas, 29.193 concorreram por ampla concorrência e 558 pessoas com deficiência. O curso mais buscado foi o de Educação Física, em Belém, no período vespertino, com 142,58 candidatos por vaga, por meio de cotas. O curso de Medicina, em Belém, foi o que registrou maior número de inscrições, com 6.060 inscritos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Foram oferecidas por meio do Vestibular 5.650 vagas distribuídas entre 170 cursos ministrados em Belém, Cametá, Altamira, Ananindeua, Bragança, Soure, Breves, Castanhal, Tucuruí, Salinópolis, Abaetetuba, Mocajuba, Mãe do Rio, Oeiras do Pará, Augusto Correa, Capanema, Limoeiro do Ajuru, Melgado e Uruara.

Outras oportunidades foram oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2016/1, que inicia matrículas hoje para os aprovados na chamada regular. Os participantes puderam disputar as vagas em ambas as seleções.

Houve também vagas para cotistas, de acordo com o item 4 do Edital. A distribuição foi feita da seguinte forma: 50% reservada a estudantes que realizaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, onde metade são para integrantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Do total de oportunidades reservadas em cada uma das categorias, 78% foram destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas (PPI). Na última seleção realizada pela UFPA esse percentual era de 40%. 

Os candidatos Classificados  deverão acessar o site do CIAC, neste endereço eletrônico http://www.ciac.ufpa.br, para obter informações sobre a convocação para habilitação ao vínculo institucional. Os candidatos não classificados deverão acompanhar pelo mesmo site a convocação das demais chamadas, se houver. Para mais detalhes, acesse o Edital do Processo Seletivo.

 

Veja também

PUC-SP solta gabaritos do Vestibular de Verão 2022
Candidatos fizeram provas no último domingo (5). Recursos serão recebidos até a próxima quinta-feira, 9 de dezembro.

UCS divulga resultado do Vestibular de Verão 2022 de Medicina
Agora, os selecionados deverão realizar registro acadêmico entre os dias 09 e 11 de dezembro. Outras duas chamadas regulares são esperadas.

Provas e gabaritos da 2ª fase do Vestibular 2022/1 da UECE estão disponíveis
O processo seletivo disponibiliza 2.410 vagas, sendo 1.216 para os cursos de Fortaleza e 1.194 para os cursos que funcionam nas Unidades do Interior do Estado.

IFPA divulga resultado do Vestibular Unificado 2022
O cronograma sofreu uma retificação e, por isso, as datas previstas no edital inicial foram prorrogadas.

ProUni passa a aceitar estudantes de escolas privadas sem a condição de bolsista
Presidente Bolsonaro alterou MP publicada no Diário Oficial desta terça-feira (07). Assim, o Programa aceitará alunos que fizeram o ensino médio em instituição privada sem a condição de bolsista.

FGV Rio solta resultado do Vestibular 2022
Processo seletivo foi por prova on-line e notas do Enem, Olimpíadas e exames internacionais

Unitins disponibiliza locais de prova do Vestibular 2022/1
Estão sendo ofertadas 680 vagas em diversos cursos de graduação. Para o curso de Medicina são ofertadas 40 oportunidades.

UFU solta datas das matrículas do Vestibular 2021/2
Lista de aprovados para as mais de 1,6 mil vagas foi divulgada no dia 19 de novembro

Cursinhos da USP 2022 estão com inscrições abertas
Pré-vestibulares MedEnsina e FEAUSP oferecem, juntos, quase 400 vagas para estudantes sem condições financeiras

UniRV (GO) divulga resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina
Selecionados para as 75 vagas já devem fazer matrículas presenciais a partir de amanhã (7)

Unespar está com inscrições abertas para o Vestibular Especial 2022
Nesta edição, estão sendo ofertadas vagas somente para os cursos que não foram preenchidos pelo processo seletivo de ingresso anterior da Unespar.

Locais de prova do Vestibular 2022/1 do Cederj já podem ser acessados
No cartão de confirmação de inscrição está disponível, além do local de prova, os números dos prédios e das salas. As prova do vestibular 2022/1 do Cederj estão marcadas para o dia 12 de dezembro.