Foi encerrada neste domingo, 27 de outubro, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. A avaliação, iniciada na tarde de ontem, dia 26, foi aplicada em todas as Unidades da Federação para mais de 5 milhões de estudantes. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o Exame deste ano registrou abstenção média de 29%, o correspondente a dois milhões de candidatos.
No primeiro dia de provas, 24 estudantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova. Hoje, outros 12 participantes foram desclassificados pelo mesmo motivo. A redação teve como tema os efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil. Confira a proposta e o comentário do Colégio Oficina do Estudante aqui.
Uma candidata grávida entrou em trabalho de parto durante a prova, na tarde de ontem, em Teresina, Piauí. O ministro ressaltou que ela terá direito de fazer a prova novamente, por meio de apresentação de recurso. Outras 712 candidatas corriam o mesmo risco, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Provas
Neste domingo, os candidatos foram condicionados a 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a Redação, entre 13h e 18h30. Ontem, foram aplicadas outras 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h às 17h30.
O Super Vestibular, em parceira com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, está disponibilizando a resolução comentada das questões em tempo real e sem qualquer custo, com base nas provas de cor azul. A resolução, que teve início às 18h30 no sábado e às 19h na noite de hoje, também pode ser acompanhada pelo twitter.
Confira aqui a correção comentada do Enem 2013
O gabarito oficial será divulgado pelo MEC na próxima quarta-feira, 30 de outubro. Já o resultado do Enem 2013, com as notas dos participantes, está previsto para o final dezembro. Em janeiro de 2014 serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
No total, mais de 15 milhões de provas foram impressas e distribuídas em 1.661 municípios e em 15.576 locais de aplicação. No ano passado, foram 12,7 milhões de provas. Além disso, 648 mil pessoas foram envolvidas na aplicação das provas e 48.048 atendimentos especiais foram realizados para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes.