Os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e desejam concorrer a uma vaga em instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1 podem se inscrever até dia 27 de janeiro.
Nesta edição serão oferecidas 238.397 vagas em 131 instituições (confira os detalhes). No ano passado, a oferta foi de 228.071 vagas nas mesmas 131 instituições.
Podem se inscrever todos os participantes do Enem 2016 que não zeraram a redação. No entanto, algumas universidades exigem notas mínimas para concorrer em determinados cursos.
Veja como se inscrever no SiSU
Todo o processo de inscrição é feito pelo site do SiSU e os estudantes podem se inscrever em até duas opções de cursos. Além disso, é possível alterar as preferências quantas vezes o candidato julgar necessário. Apenas a última alteração realizada será válida para classificação.
Segundo o Edital do SiSU 2017/1, o resultado deve ser liberado no dia 30 de janeiro e as matrículas devem ser feitas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. Quem não for convocado na primeira relação poderá manifestar interesse pela lista espera entre os dias 30 de janeiro e 10 de fevereiro.
ProUni e FIES
O Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares, vai receber inscrições entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. Poderão participar aqueles que alcançaram média de 450 pontos no Enem, sem ter zerado a prova de redação.
Já os interessados em financiar as mensalidades do curso superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão se inscrever entre os dias 6 e 9 de fevereiro. O Fies exige média de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e nota acima de zero na redação.
Confira também: MEC libera resultado do Enem 2016