As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020 do segundo semestre que começariam nesta terça-feira, 16 de junho, foram adiadas para julho. A informação foi dada pelo ministro da educação, Abraham Weintraub.
O novo período de inscrição do SiSU 2020/2 será de 7 a 10 de julho. Entramos em contato com o Ministério da Educação (MEC) desde ontem, mas o e-mail só foi respondido no início da tarde de hoje informando o adiamento do SiSU. No entanto, o edital com as regras ainda não foi publicado.
Datas SiSU 2020/2
Inscrições: 7 a 10 de julho
Resultado: 14 de julho
Matrículas: 16 a 21 de julho
Lista de espera: 14 a 21 de julho
Veja a publicação do ministro Abraham Weintraub sobre a mudança de datas:
Reclamações
Muitos estudantes que esperavam a abertura do período de inscrições hoje, utilizaram as redes sociais para reclamar da falta de informações sobre o SiSU 2020/2. Os estudantes também relataram que foram bloqueados por Weintraub após questionarem sobre o sistema.
Novidade
Nesta edição será a primeira vez que o SiSU oferecerá oportunidades para cursos a distância (EaD). Além disos, nesta edição, as instituições participantes também devem oferecer um meio digital para que o aprovado envie a documentação exigida para a matrícula.
Vagas
De acordo com o ministro da educação, estão confirmadas até agora 51 mil vagas que podem aumentar até o início de julho. Por enquanto o número é menor em relação ao mesmo período em 2019, quando o SiSU ofereceu 59.028 vagas.
ProUni e Fies
Com o adiamento do SiSU, os cronogramas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foram alterados. O ProUni receberá inscrições entre 14 e 17 de julho, e o Fies entre 21 e 24 de julho.