O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) vai passar a oferecer vagas em cursos ministrados via Ensino a Distância (EaD) pelas instituições públicas participantes. A novidade foi divulgada hoje, 25 de maio, no Diário Oficial da União.
Veja como funcionam os cursos via EaD
Até a última edição do SiSU, realizada em janeiro deste ano, somente eram disponibilizados cursos presenciais em universidades federais, estudais municipais e instituições de ensino federais.
Segundo a publicação, cursos que exigem habilidades específicas, como, por exemplo, Arquitetura e Urbanismo, Música e Artes Visuais, ainda não serão oferecidos pelo SiSU, pois, antes do ingresso, é necessário medir a aptidão do candidato.
Outra novidade anunciada no Diário Oficial da União: as instituições de ensino que oferecem vagas pelo SiSU precisam, a partir de agora, possibilitar que os estudantes façam as matrículas on-line para evitar contato durante a pandemia do coronavírus.
SiSU 2020/2
No dia 10 de maio, o ministro da educação, Abraham Weintraub, divulgou, por meio da sua conta no Twitter, que as inscrições para o SiSU 2020/2 poderão ser feitas de 16 a 19 de junho.
As demais datas, como resultado, matrículas e outras chamadas, e a quantidade de vagas do SiSU 2020/2 ainda não foram informadas.
Para participar do SiSU, o estudante precisa ter feita o Enem 2019 e não pode ter zerado a redação.
Leia também: como faço para participar do SiSU