UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Sisutec registra mais de 1 milhão de inscrições em sua primeira edição de 2014

Sisutec registra mais de 1 milhão de inscrições em sua primeira edição de 2014

Inscrições foram finalizadas na última sexta-feira. Resultado é esperado para amanhã, 25 de março.

Publicado por Érica Caetano
24/03/2014 11h25 , atualizado em 24/03/2014 11h26

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) 2014/1 foram finalizadas às 23h59 da última sexta-feira, dia 21, e foram computadas o total de 1.016.211 inscrições. O total de inscrições chegou a 527.730, já que assim como acontece no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cada candidato pode fazer até duas opções de curso.

O estado que registrou o maior número de inscrições foi o do Rio de Janeiro, com 111.282 inscrições. Em seguida, ficaram os estados de Minas Gerais e São Paulo, com 100.738 e 88.586 inscrições, respectivamente.

Puderam se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio, prioritariamente na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a zero na redação. 

Os selecionados serão conhecidos nesta terça-feira, 25 de março e as matrículas deverão ser feitas nos dias 26, 27 e 28 seguintes. Já a 2ª chamada deverá ser liberada em 1º de abril com registro acadêmico para os dias 02, 03 e 04. As inscrições para as vagas remanescentes ocorrerão entre 07 e 13 de abril. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O aluno também deverá ter se submetido à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente a 2013 e, cumulativamente, ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

No total, 85% das vagas são destinadas para candidatos oriundos da rede pública, sendo 50% para estudantes com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo. Para negros, pardos e indígenas, o percentual depende dos dados populacionais da respectiva Unidade Federativa, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A primeira edição de 2014 do Sisutec ofereceu 293.738 vagas em cursos técnicos subsequentes, para pretendentes que já concluíram o ensino médio. Em 2013, foram 239.792 oportunidades. O número é 21% superior em relação a primeira edição. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sisutec@mec.gov.br ou através do telefone 0800-616161.

Veja também

Inscrição do Enem 2025 é prorrogada
Há novas datas para pagar taxa de inscrição e solicitar atendimento especializado no Enem 2025.
Gabarito do 1º exame do vestibular 2026 da UERJ é publicado
Confira as respostas da prova do 1º exame de qualificação do vestibular 2026 da UERJ.
Minas Gerais: inscrições do Vestibular 2025/2 via Enem da UFSJ encerram hoje (09)
São ofertadas 640 vagas de cursos de graduação para ingresso no segundo semestre letivo do ano.
Inep prorroga inscrição do Enem 2025
Prazo para pedir atendimento especializado também foi estendido
Enem 2025: último dia para solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social
Na edição de 2025, o exame terá duas datas de aplicação regular, devido à realização da COP 30, no Pará.
Saiba o que é a Sala do Futuro e suas novas funcionalidades
A Sala do Futuro já concentra diversas funcionalidades relacionadas à educação pública de São Paulo e irá incorporar novas capacidades.
1ª etapa do vestibular 2026 da UERJ acontece neste domingo (8)
São duas etapas de aplicação de provas no vestibular 2026 da UERJ.
Prazo para solicitar isenção no vestibular 2026 do IME encerra hoje (6)
As solicitações de isenção no vestibular do IME são feitas presencialmente ou pelo correio
Prazo para solicitar isenção de taxa no vestibular 2026 da Unicamp acaba hoje (6)
Há quatro categorias de solicitação da isenção de taxa no vestibular 2026 da Unicamp.
Inscrição do Enem 2025 acaba hoje (6)
A taxa de inscrição do Enem 2025 precisa ser paga até o dia 11 de junho.
Quais as principais festas juninas no Brasil?
Confira as atrações, datas e cidades das principais festas juninas do Brasil.
UFU realiza 2ª fase do Vestibular 2025/2 neste domingo (8): veja horário e orientações
Prova será aplicada neste domingo, 8 de junho, das 10h às 15h30